Um inquérito mundial procuta conhecer relação dos padres com a Internet e as novas tecnologias.
O projecto PICTURE è conduzida pelo NewMine – New Media in Education Laboratory da Universidade da Suíça italiana (USI – Lugano), em colaboração com a Faculdade de Comunicação Institucional da Universidade Pontifícia da Santa Cruz (PUSC – Roma).
A iniciativa é apoiada pela Congregação para o Clero. O inquérito, anónimo, disponível em seis línguas (entre as quais o Português), pretende conhecer as competências tecnológicas dos padres, a natureza e a frequência das suas actividades na Internet, os equipamentos e programas utilizados e, genericamente, a relação com os novos mundos digitais.
Os resultados serão conhecidos em Maio de 2010. O questionário apurará, por exemplo, se os padres utilizam a Internet para marcar viagens, reduzir o custo das comunicações, facilitar as actividades pastorais, difundir a mensagem cristã, rezar, utilizar o Facebook e o Twitter ou se estão conectados com outros sacerdotes através do MSN ou do Skype.
O Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais refere que “graças aos novos media, aquele que anuncia e dá a conhecer o Verbo da Vida pode congregar pessoas e comunidades inteiras com palavras, sons e imagens, verdadeira e específica gramática característica da cultura digital”.
SNPC/La Croix