Indonésia: Galardão islâmico premeia sacerdote católico

Num país marcado pelas tensões entre muçulmanos e cristãos, o padre Vincentius Kirjito foi distinguido com o “Prémio Ma’arif”.

O sacerdote indonésio, de 56 anos, destacou-se pelo seu trabalho em favor da paz, do diálogo entre religiões e a conservação ambiental. Um dos seus principais esforços foi mesmo a preservação do vulcão Merapi, um importante foco de turismo para o país. Vincentius Kirjito confessou, no entanto que nunca esperava receber este prémio.

O padre partilha o prémio deste ano com um muçulmano, Habib Ali al-Habsy, responsável por um esquema de microcrédito baseado na lei islâmica.  

O “Prémio Ma’arif” distingue anualmente pessoas que se destacam na sociedade indonésia – o seu nome vem de Ahmad Syafi i Ma’arif, antigo dirigente da Muhammmadiyah, segunda maior organização islâmica do país.

Recorde-se que a Indonésia é o país, a nível mundial, com a maior faixa de população muçulmana, contando ainda com uma significativa minoria católica, espalhada pelo arquipélago.

A convivência entre as duas comunidades religiosas não tem sido fácil, registando-se por vezes casos de tensão, violência e morte.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top