Índia: Bispo pede educação para o respeito à vida

D. Félix Machado estende responsabilidade dos crimes de violência sexual a “sociedade que subestima a mulher”

Cidade do Vaticano 05 jan 2013 (Ecclesia) – O bispo de Vasai, no norte da Índia, disse haver falta de “educação para o respeito à vida” numa sociedade também ela “culpada” pelos casos de violência sexual que ocorrem neste país asiático.

 “A família indiana está influenciada pela globalização e os jovens não têm uma educação nos valores e na ética. O mundo está demasiado orientado para o consumismo e o relativismo moral”, refere o bispo D. Félix Anthony Machado, sustentando que a culpa “não é só de quem comete a violência, mas é também de uma sociedade que muitas vezes subestima a vida da mulher, da jovem”.

D. Felix Anthony Machado fala à Rádio Vaticano, dias depois de um novo caso de violação a uma jovem de 17 anos agredida durante uma vigília de fim de ano em Nova Deli.

Este novo caso acontece dois dias depois de uma estudante de medicina de 23 anos ter falecido na sequência de um ataque de que foi vítima, num autocarro, tendo sido presos seis homens.

O bispo indiano realça que a Igreja católica está comprometida no combate a esta mentalidade e estes comportamentos sociais.

“A Igreja pronunciou-se sempre contra os inimigos da vida e penso que agora as pessoas devem admitir que a Igreja tem razão quando toma posições a favor da vida”.

Na sequência destes dois casos, foi proposta na Índia, uma lei contra a violência sexual.

Os cinco homens e um adolescente detidos e acuasados da violação da jovem estudante de 23 anos incorrem numa sentença de pena de morte.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top