Incêndios: Cáritas Portuguesa está disponível para apoiar situação de «emergência nacional»

«Todos os meios da rede nacional Cáritas estão disponíveis para as populações que estejam a ser vítimas dos incêndios», afirma organização da Igreja Católica

Foto Lusa/Estela Silva

Lisboa, 17 set 2024 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa está a acompanhar a atual situação dos incêndios em Portugal, “com natural preocupação e sentido de fraternidade”, e tem “todos os meios da rede nacional” disponíveis para apoiar a “emergência nacional”.

“A primeira palavra é de respeito e solidariedade para com as famílias das vítimas mortais e também para com todos os que estão a viver diretamente a aflição de verem os seus bens destruídos pelas chamas e de toda a insegurança que os incêndios motivam nas comunidades”, escreve a instituição da Igreja Católica em Portugal, em nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Cáritas Portuguesa está a acompanhar em permanência a atual situação de emergência nacional por causa dos incêndios, através da sua equipa de emergências nacionais e equipas de emergência diocesanas, em total coordenação com as outras entidades com responsabilidades no domínio da Proteção Civil.

“Todos os meios da rede nacional Cáritas estão disponíveis para apoiar as populações que estejam a ser vítimas dos incêndios”, acrescentou.

A Cáritas Portuguesa, que acompanha “com natural preocupação e sentido de fraternidade” os fogos em Portugal, informa que através da sua página na internet pode receber donativos para esta emergência nacional, mas tem também uma conta destinada a receber apoios, através do IBAN PT50 0036 0000 9910 5878 2439 4, no multibanco – pagamento de serviços: (entidade) 33 333 (referência) 333 333 333, e por Mbway, para o número de telemóvel 910 66 11 33.

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) escreveu hoje uma mensagem de solidariedade a propósito dos incêndios que atingem o país, unindo-se em oração e apelando a que “que haja um firme compromisso na prevenção”, para além das mensagens que forma publicadas por vários bispos diocesanos, como o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e o bispo de Setúbal, cardeal D. Américo Aguiar, que é o capelão nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses.

CB

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top