Assembleia Geral da AIC decorreu em Fátima e marcou o próximo congresso da Associação para os dias 23, 24 e 25 de outubro, em São Bento da Porta Aberta, em Braga.
Fátima, Santarém, 14 fev 2014 (Ecclesia) – A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) reuniu-se hoje em Fátima, em assembleia geral, para uma reflexão sobre a relação entre a publicação em papel e a aposta no digital, que visa criar uma “marca”.
“O digital não pode ser posto de parte, porque é o futuro, para rejuvenescer leitores, consumidores dos nossos meios de comunicação social regionais. O grande desafio é saber encontrar nichos de mercado a quem este tipo de leitores e a quem estas regiões concretas do país possam realmente interessar”, declarou à Agência ECCLESIA o cónego João Aguiar Campos, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja e presidente da mesa de Assembleia Geral da AIC.
O responsável considera necessário insistir no “valor da marca, na fiabilidade, na experiência da relação com aquele meio de comunicação”, que levará ao seu acompanhamento “na migração para outros suportes”.
Leonídio Ferreira, diretor adjunto do ‘Diário de Notícias’, que falou aos participantes neste encontro, disse à Agência ECCLESIA que “qualquer publicação tem de começar a ser vista como uma marca” e que “os conteúdos não podem ser exatamente iguais” para o online e o papel.
“Para que o papel não seja uma mera repetição da versão online, é preciso que acrescente valor, dando algo às pessoas para pensar sobre as notícias que leram”, precisou.
O jornalista destaca que a imprensa cristã tem a “vantagem” de não ser, em regra, de publicação diária, o que lhe permite criar “ritmos” que não entram em conflito com a publicação em papel.
O vice-presidente da AIC, padre Elísio Assunção (Fátima Missionária), recorda que o debate “já é antigo na associação”, com “pequenos passos para mentalizar, descobrir estes novos processos”.
“As redações têm caminhado neste sentido”, precisou.
O cónego João Aguiar destacou, por outro lado, o “papel de relevo” da Agência ECCLESIA na disponibilização de “informação e opinião eclesial”.
“Como nenhum jornal pode saber tudo e, sobretudo, como nenhum meio da Igreja se pode fechar na sua diocese ou na sua paróquia, mas tem de se abrir à universalidade, torna-se indispensável a colaboração entre os meios. Temos de ter a humildade de o aceitar”, acrescentou.
A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã é uma Instituição de Utilidade Pública, sem fins lucrativos, que congrega órgãos de comunicação social que se apresentam ao público como “promotores dos valores humanos e cristãos à luz do Evangelho”.
A assembleia geral de hoje marcou o próximo congresso da Associação para os dias 23, 24 e 25 de outubro, em São Bento da Porta Aberta, em Braga.
PR/OC
Notícia atualizada às 16h43