Imaculada Conceição: «O pecado original continua a manifestar-se no mal promovido por pessoas que usam a inteligência para matar e destruir» – D. José Traquina

Bispo de Santarém presidiu à Missa da solenidade da padroeira da diocese

Foto: Diocese de Santarém

Santarém, 09 dez 2022 (Ecclesia) – O bispo de Santarém presidiu esta quinta-feira à Missa da solenidade da Imaculada Conceição, padroeira da diocese, e referiu que “o pecado original continua a manifestar-se no mal promovido por pessoas” que “usam a sua inteligência para matar e destruir”.

“O pecado original continua a manifestar-se no mal promovido por pessoas que, sem razoabilidade nem bondade, usam a sua inteligência para matar e destruir”, disse D. José Traquina na sua homilia enviada à Agência ECCLESIA.

Na celebração da Imaculada Conceição o prelado indicou que o “pecado original não é uma afirmação antiga para questões do passado” mas que está presente “no mundo atual com pessoas centradas em si, cheias de complexos de superioridade e com planos injustos para submeter os outros ao seu poder pessoal”.  

A celebrar a padroeira da diocese, D. José Traquina referiu Maria como “referência obrigatória do Advento” e considerou o seu sim como “perfeita resposta”. 

“Foi de tal modo perfeita a resposta de Maria ao plano de Deus que o povo cristão concluiu inspiradamente que Ela viveu sempre em santidade desde o primeiro momento de existência no ventre materno”, proferiu.

Para D. José Traquina, “o plano de Deus tem um objetivo: o bem e a salvação da humanidade” e Maria mostrou-se “disponível para colaborar segundo o desígnio de Deus”.

Na sua homilia o bispo de Santarém ainda se referiu à aprovação da lei da Eutanásia.

“Gera-se a cultura do valor da pessoa pelo êxito da sua carreira e pela utilidade da sua profissão. Não havendo isso, parece dispensável. Não admira, portanto, que tantos estejam de acordo com uma lei que defenda a eutanásia”, apontou.

A celebração aconteceu esta quinta-feira, dia 08 de dezembro, na Sé de Santarém e foi admitido às ordens sacras o seminarista António Francisco Sá Nogueira, que frequenta o terceiro ano de Teologia. 

SN

Imaculada Conceição: Solenidade católica liga-se à história de Portugal

Partilhar:
Scroll to Top