Igreja: Última homensagem a D. José Policarpo na Sé de Lisboa

Sinos das igrejas vão dar toque de defuntos às 16h00 desta sexta-feira, no início das exéquias do patriarca emérito

Lisboa, 13 mar 2014 (Ecclesia) – Centenas de pessoas acompanharam hoje a chegada do corpo de D. José Policarpo, falecido esta quarta-feira, à Sé de Lisboa, onde vai estar em câmara ardente até às 16h00 desta sexta-feira, hora de início das exéquias.

O caixão encontra-se aberto, com o falecido cardeal revestido por vestes litúrgicas roxas e o barrete cardinalício.

D. Manuel Clemente, sucessor do patriarca emérito, escreveu ao clero do Patriarcado de Lisboa, sugerindo que os sinos das igrejas deem “os habituais toques de defuntos, reforçando a unidade da oração” na hora da Missa exequial.

“Quero prestar a justíssima homenagem que a tantos títulos merece: pela entrega total aos sucessivos ministérios que lhe foram confiados na Igreja particular e na Igreja universal; pela grande lucidez com que sempre leu os sinais dos tempos que viveu e nos ajudou a viver, na melhor lição do Concílio Vaticano II; pela grande bondade com que acompanhou o clero e os fiéis, constantemente pai, irmão e amigo. Todos manteremos viva a sua herança pastoral”, escreve o patriarca de Lisboa.

D. José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do Distrito de Leiria e do Patriarcado de Lisboa.

Padre desde 15 de agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 (auxiliar de Lisboa), criado cardeal por João Paulo II em 2001 e participou em dois Conclaves: no de abril de 2005 que elegeu Bento XVI, e no de março de 2013, que acabou com a escolha do Papa Francisco.

O 16.º patriarca de Lisboa assumiu esta missão a 24 de março de 1998, após a morte de D. António Ribeiro, de quem era coadjutor desde março de 1997.

O cardeal faleceu aos 78 anos, na sequência de problemas cardíacos.

A Sé de Lisboa vai acolher esta noite, às 21h30, uma vigília de oração, permanecendo aberta até à meia-noite.

Na sexta-feira, às 10h00, serão recitadas as Laudes e o corpo do cardeal vai estar em câmara ardente até ao início da Missa, às 16h00, presidida por D. Manuel Clemente, seu sucessor, seguida de cortejo para o Panteão dos Patriarcas no Mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.

O site do Patriarcado de Lisboa (www.patriarcado-lisboa.pt) e a ‘Patriarcado TV’ (canal 210021 no Meo Kanal) estão transmitir em direto da Sé as cerimónias fúnebres do falecido cardeal.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top