Igreja/Solidariedade: 50 anos de promoção social no Porto

Obra Diocesana atenta a população cada vez mais fragilizada

Lisboa, 18 fev 2014 (Ecclesia) – A Obra Diocesana de Promoção Social do Porto (ODPS), que serve cerca de 3 mil pessoas na região, está a celebrar meio século de existência num contexto de maiores dificuldades económicas.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o presidente do Conselho de Administração daquele organismo falou numa população “extraordinariamente fragilizada” devido à situação social e familiar em que vive.

Hoje “muitos pais já não conseguem pagar aquilo que é exigido para terem as crianças na Obra” e “muitos idosos” estão a braços com as dificuldades dos filhos que “ficaram desempregados”, exemplifica Américo Ribeiro.

De acordo com este responsável, a ODPS está atualmente presente em 12 bairros da cidade, através de 12 centro sociais que apoiam as comunidades locais “desde a infância à terceira-idade”.

Para responder a estes desafios, a instituição conta com um conjunto de 400 funcionários e com a colaboração de uma rede de parceiros, de entidades da cidade do Porto, que tem sido consolidada ao longo dos anos.

[[v,d,4454,Entrevista a Américo Ribeiro]]Américo Ribeiro destaca a participação da Câmara Municipal do Porto, que fornece os terrenos e as verbas necessárias à concretização das respostas sociais, e de outros organismos locais como a Casa da Música e a Associação Comercial do Porto, que se associaram ao programa comemorativo dos 50 anos da ODPS.

O líder da Obra Diocesana, há 10 anos à frente do Conselho de Administração, considera essencial este tipo de parcerias, pois “o futuro” do apoio social está neste trabalho em “rede”.

Olhando para o futuro, Américo Ribeiro salienta ainda a necessidade da ODPSP privilegiar valores como a “qualidade, transparência e inovação” e de apostar em “recursos humanos capacitados, formados, instruídos, com sentido de profissionalismo” e muita “dedicação” pelas pessoas.

A comemoração do meio século da Obra, que sempre teve como patrono o bispo do Porto, tem como lema ‘Eu mais tu igual a nós’, e está a envolver, a cada mês do ano, funcionários, utentes e benfeitores no desenvolvimento das iniciativas.

No próximo dia 28 a Casa da Música vai abrir portas para um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto, a partir das 21h00, em que 50 por cento da receita reverterá a favor da ODPS.

PR/JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR