Cardeal Oscar Maradiaga participa em iniciativa da Câmara Municipal de Fafe dedicada à justiça
Lisboa, 07 abr 2015 (Ecclesia) – O cardeal D. Oscar Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa, Honduras, e presidente da Cáritas Internacional, chega hoje a Portugal para participar numa iniciativa da Câmara Municipal de Fafe dedicada à justiça.
A cidade vai receber a partir de quarta-feira o 1.º encontro internacional de ‘Causas e Valores da Humanidade’, intitulado ‘Terra Justa’.
Hoje, às 21h15, o cardeal hondurenho que coordena o conselho consultivo do Papa (C9), vai pronunciar uma conferência intitulada ‘O cristão na ação social’, no Auditório Vita, da Arquidiocese de Braga.
Segundo a Câmara Municipal de Fafe, que vai homenagear D. Oscar Rodríguez Maradiaga na noite de quarta-feira, a realização do ‘Terra Justa’ tem como objetivo “alertar, provocar e envolver os cidadãos na importância das causas e valores da humanidade”.
A iniciativa prolonga-se até sábado, com conferências, tertúlias, exposições, teatro de rua, debates e música, entre outras atividades.
Além do cardeal hondurenho, o município vai homenagear Maria de Jesus Barroso, presidente da Fundação Pro-Dignitate e ainda duas ONG, Médicos do Mundo e Amnistia Internacional.
A realização de um evento desta natureza é para o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, um momento único que servirá para mostrar que Fafe é “uma terra de justiça”.
“Fafe é conhecida como a terra da justiça, mas muitas vezes, utiliza-se a designação da ‘justiça de Fafe’ de modo pejorativo, e é isso que queremos desmistificar. Neste encontro, vamos mostrar a importância das causas e valores da humanidade, a importância da justiça na sociedade atual”, refere, em comunicado divulgado pela autarquia.
Uma das exposições do evento, ‘Cáritas – A caridade: Missão e Vida da Igreja’, vai recordar a ação da Caritas Internacional e da Cáritas Portuguesa.
Outra mostra, ‘Religião e Humanismo, Observar para a Liberdade’, vai abrir ao público no Arquivo Municipal de Fafe, sob a organização do Observatório para a Liberdade, para abordar temas como “o diálogo, a liberdade religiosa, a fé, valores religiosos e universais”, com um espaço para o debate e olhar em torno da religião.
OC