Iniciativa da Fundação Fé e Cooperação
Lisboa, 06 out 2020 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa, vai promover uma nova edição dos seus ‘Presentes Solidários’, até 6 de janeiro de 2021, destinados a comunidades dos oito países lusófonos, com atenção ao impacto da Covid-19.
“Uma edição especial que vai apoiar comunidades afetadas pela atual pandemia, que aumentou a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e agravou a condição já frágil de outras. Os ‘Presentes Solidários’ são um sinal de esperança neste tempo de grande incerteza”, explica a FEC, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A partir de hoje, existem 10 presentes, entre os 6 os 180 euros, como sabão e lixívia para a Guiné-Bissau, água para Angola; material escolar para Moçambique; ou uma cesta básica para idosos de Cabo Verde.
Em Portugal, o presente solidário é um cabaz de alimentos; para o Brasil, este ano a escolha é um kit musical; para Timor-Leste podem ser oferecidos produtos de higiene; e para São Tomé e Príncipe uma bolsa para artesãos.
Os ‘Presentes Solidários’ são uma iniciativa anual promovida pela Fundação Fé e Cooperação, desde 2006, e a campanha traduz o slogan ‘Dar a Duplicar!’, ou seja, os presentes são postais de Natal que se podem oferecer “a um familiar ou amigo” ao mesmo tempo que se oferece “um bem concreto a uma comunidade dos países lusófonos”.
A FEC informa ainda, sobre a edição anterior dos presentes solidários, que “apesar da pandemia ter atrasado e dificultado muitas entregas”, várias comunidades “receberam os seus presentes e os seus testemunhos podem ser consultados online.
A Fundação Fé e Cooperação é uma organização não-governamental para o desenvolvimento que tem como missão promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de “construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça”.
O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa tem mais de 25 projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal e foi criado em 1990.
CB/OC