Igreja/Sociedade: «Precisamos de líderes que inspirem o cuidado da casa comum» – Cardeal Michael Czerny

Colaborador do Papa Francisco convida à participar no curso de «Animadores Laudato Si», «para fazer frente à crise ecológica e à emergência climática»

Cidade do Vaticano, 23 ago 2022 (Ecclesia) – O prefeito do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) destacou a importância de líderes que “inspirem o cuidado da casa comum, para deter a degradação ambiental”, incentivando à inscrição no curso de Animadores Laudato Si’.

“Quem participar passará a ser parte da comunidade global de católicos que rezam, trabalham e agem pelo cuidado da nossa casa comum”, disse o cardeal Michael Czerny, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral convida todas as pessoas, que “queiram participar de um movimento de grande escala”, a participarem na nova edição do curso de Animadores Laudato Si’, do Movimento internacional católico ‘Laudato Si’, “para fazer frente à crise ecológica e à emergência climática”.

“Precisamos de líderes que inspirem o cuidado da casa comum para deter a degradação ambiental”, afirmou o cardeal Michael Czerny, colaborador do Papa Francisco.

O Movimento Laudato Si’, iniciativa católica global pelo clima, vai começar a promover uma nova edição do curso de Animadores Laudato Si’, que tem como objetivo “formar e inspirar líderes e ministros cristãos de todo o mundo nos diversos aspetos da ecologia integral”.

Segundo a organização, o currículo do curso foi pensado para todos aqueles que procuram se colocar ao “serviço das suas comunidades de acordo com os ensinamentos da encíclica Laudato Si”, do Papa Francisco e do magistério da Igreja, com conteúdos teóricos e práticos.

O Movimento Laudato Si explica, no comunicado enviado pela agência ‘La Machi Comunicación para Buenas Causas’, que o novo programa de formação de líderes é online e de gratuito, por causa do “grande sucesso” das edições anteriores.

O programa de formação em português começa hoje, 23 de agosto e termina a 22 de outubro; a versão do curso em italiano e inglês vão começar esta quarta-feira, mas encerram, respetivamente, a 4 e 12 de outubro, e a versão em espanhol decorre de 4 de outubro a 26 de novembro.

O Movimento Laudato Si contabiliza que mais de 30 mil pessoas participaram no curso de Animadores Laudato Si’, e cerca de 10 mil foram certificadas, ou seja, terminaram a formação e apresentaram um projeto final, e “estão trabalhando nas suas comunidades, associações ou paróquias para dar vida à Laudato Si’”.

Assumindo a inspiração na encíclica ecológica e social do Papa Francisco, o Movimento Católico Global pelo Clima, nascido em 2015, mudou o nome para ‘Movimento Laudato Si’, a 29 de julho de 2021.

CB

Partilhar:
Scroll to Top