Francisco associou-se ao 70.º aniversário do «Movimento por um Mundo Melhor»
Cidade do Vaticano, 10 fev 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco incentivou hoje o ‘Movimento por um Mundo Melhor’, que celebra 70 anos, a transformar este mundo “selvagem”, em “divino” e sobretudo “mais humano”.
O Papa pediu aos membros do movimento que trabalhem “pela justiça, pelas crianças, pelos idosos e pela paz”, divulga o portal ‘Vatican News’.
Francisco assinala a necessidade de estar mais próximo das pessoas, recordando as palavras do Papa Pio XII para indicar a “transformação” que espera para este mundo ferido por guerras e injustiças.
“Avancem, não desanimem, continuem a trabalhar para provocar esta transformação no mundo”, apelou.
O ‘Movimento por um Mundo Melhor’ foi criado pela intuição do padre jesuíta Riccardo Lombardi e pela iniciativa do Papa Pio XII, expressa a 10 de fevereiro de 1952 na ‘Proclamação por um Mundo Melhor’, partindo da necessidade urgente de a Igreja intervir nas situações humanas complexas.
“Há um mundo inteiro que deve ser reconstruído a partir de seus fundamentos, que deve ser transformado de selvagem para humano, de humano para divino, de acordo com o coração de Deus”, escreveu Pio XII, na proclamação.
O portal ‘Vatican News’ recorda que a proposta era a da “fraternidade universal”, numa Europa que, em 1952, recuperava da devastação da influência fascista, da ocupação nazi e da ameaça da ideologia comunista.
Neste sentido, o Papa Francisco confia a essa mesma fraternidade o destino da humanidade como uma “âncora de salvação”.
CB/OC