Igreja/Sociedade: Papa convida a rezar pelas pessoas do mar que garantiram «alimentos e outras necessidades» à humanidade

Francisco assinalou o Dia Marítimo Mundial com mensagem no Twitter

Cidade do Vaticano, 30 set 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco incentivou hoje a rezar “pelos marítimos e pescadores”, que com “sacrifícios”, garantiram “alimentos e outras necessidades básicas para a grande família humana”, no Dia Marítimo Mundial 2021, na sua conta na rede social Twitter.

O Dia Marítimo Mundial 2021, celebra-se esta quinta-feira, 30 setembro, e é promovido pela Organização Marítima Internacional (IMO) das Nações Unidas, com o tema ‘Trabalhadores Marítimos no centro do futuro do transporte marítimo’.

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) alertou para o impacto da pandemia nos profissionais do setor, afetados também pela pirataria e os naufrágios, em julho, no contexto do ‘Domingo do Mar’.

Neste contexto, recordou que os navios “nunca deixaram de transportar de um porto para outro os equipamentos médicos e medicamentos essenciais para apoiar a luta contra a propagação do vírus”, durante a crise provocada pela Covid-19.

A Santa Sé contabilizou que “cerca de 90% do comércio mundial” movimenta-se graças aos navios ou, mais precisamente, “aos 1,7 milhões de marinheiros que trabalham neles”.

A Igreja Católica tem um ministério para as pessoas que trabalham e vivem do mar, a rede mundial ‘Stella Maris’ (Estrela do Mar), nome ligado à devoção à Virgem Maria, que foi fundada na cidade escocesa de Glasgow, em 1920, e conta hoje com mais de mil capelães e voluntários.

Em Portugal, o ‘Apostolado do Mar’ (Stella Maris) existe desde 1935; Atualmente, está presente em Viana do Castelo, nas Caxinas (Arquidiocese de Braga), Nazaré e Peniche (Patriarcado de Lisboa) em Sesimbra, Setúbal – Paróquias da Anunciada e de São Sebastião, Moita, e Fuzeta (Diocese do Algarve), e existem ‘Casas Stella Maris’ em Leça da Palmeira e Buarcos.

CB

 

Partilhar:
Scroll to Top