Francisco assinalou o Dia Internacional da Alfabetização, no Twitter
Cidade do Vaticano, 08 set 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que a educação “é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história”, numa mensagem que assinalou o Dia Internacional da Alfabetização, publicada na rede social Twitter.
“A educação é sobretudo uma questão de amor e de responsabilidade que se transmite no tempo de geração em geração”, acrescentou Francisco na mensagem publicada na conta ‘@Pontifex_pt’, na rede social Twitter.
Com o marcador (conhecido por “hashtag”) #DiadaAlfabetização, o Papa afirma que a educação é “um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história”.
A educação é um dos caminhos mais eficazes para humanizar o mundo e a história. A educação é sobretudo uma questão de amor e de responsabilidade que se transmite no tempo de geração em geração. #DiadaAlfabetização
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) September 8, 2021
‘Alfabetização para uma recuperação centrada no ser humano: Reduzir a fratura digital, com especial enfoque na alfabetização de jovens e adultos’, é o tema do Dia Internacional da Alfabetização (ILD) 2021.
A UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – destaca a importância das ferramentas digitais neste ILD 2021, porque a pandemia Covid-19 “dificultou a escolarização em todo o mundo”.
“O encerramento de escolas por causa da pandemia afetou cerca de 60% dos estudantes. A estimativa é que a população global de estudantes seja de mais de 1 bilhão de pessoas; A pandemia também ampliou as desigualdades já existentes no acesso a oportunidades de alfabetização. Foram afetados mais de 770 milhões de jovens e adultos com habilidades de leitura e escrita baixa”, assinala a organização da ONU.
O Dia Internacional da Alfabetização celebra-se em todo o mundo desde 8 de setembro de 1967, para recordar a todos a importância da alfabetização como uma questão de dignidade e direitos humanos, e para pôr em prática a agenda da alfabetização para uma sociedade mais instruída e sustentável.
CB