Consultas de medicina dentária e medicina geral vão ter início no Vale do Douro
Lisboa, 15 abr 2023 (Ecclesia) – A Ordem de Malta adquiriu um “veículo médico” equipado para prestar assistência a populações em localidades desertificadas e dificuldade de aceder a cuidados de saúde, e vai iniciar consultas na região do Vale do Douro.
“As primeiras ações de rastreamento de saúde oral irão ocorrer na região do Vale do Douro tendo como alvo crianças de meios e famílias desfavorecidas”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A unidade médica móvel resulta de um investimento de “cerca de cem mil euros e está equipada para a realização de consultas de medicina dentária e medicina geral”, estando também disponível para assistir “peregrinos a Fátima em Maio”, mas também “pessoas em condições de sem abrigo no Porto” e “instituições de apoio a crianças desfavorecidas”, prevendo ainda a sua disponibilidade durante a semana das Jornadas Mundiais da Juventude, em Lisboa, em agosto.
“Os serviços médicos prestados através deste projeto serão gratuitos para as populações que forem servidas”, pode ler-se no comunicado da instituição que prevê que, com a “criação de uma rotina de visitas a populações isoladas”, se venha a conhecer as “carências dessas mesmas populações e iniciar também um processo de fornecimento de medicamentos sem necessidade de essas pessoas se deslocarem a farmácias”.
A Ordem Soberana e Militar de Malta é a “mais antiga ordem religiosa de cavalaria do mundo e um estado soberano”, refere o comunicado.
Esta instituição é sujeito de direito internacional, tem relações diplomáticas com mais de 120 Estados, incluindo Portugal, e com a União Europeia, e o estatuto de observador permanente nas Nações Unidas.
LS