Aveiro, 18 nov 2022 (Ecclesia) – As XVI Jornadas de História Local e Património Documental de Aveiro têm como tema ‘Joana de Aveiro: Mulher, Princesa e Santa. 550 anos da chegada a Aveiro’, ao longo de dois dias, hoje e sábado, na antiga Capitania.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, em parceria com a ADERAV (Associação para o estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da região de Aveiro) e o apoio da Diocese de Aveiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ao longo dos dois dias, no edifício da antiga Capitania, vários peritos vão abordar temáticas relacionadas com a padroeira da cidade e Diocese de Aveiro.
A Infanta D. Joana, filha de Afonso V, entrou no Mosteiro de Jesus de Aveiro, com o objetivo de viver a vida monástica ao estilo dominicano naquele cenóbio, a 4 de agosto de 1472.
Morreu a 12 de maio de 1490, tendo sido beatificada pelo Papa Inocêncio XII, a 4 de abril de 1693, e proclamada padroeira da cidade e Diocese de Aveiro pelo Papa São Paulo VI, a 5 de janeiro de 1965.
O processo de canonização foi reaberto nos últimos anos e a princesa Joana foi escolhida como padroeira das Jornadas Mundiais de Juventude que vão acontecer em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
A participação nas XVI Jornadas de História Local e Património Documental é gratuita mas sujeita a inscrição pelo e-mail arquivo.municipal@cm-aveiro.pt ou através da seguinte plataforma: https://bityli.com/gOpJIEGR.
LFS