Iniciativa decorre de 16 a 18 de outubro, em Fátima
Lisboa, 16 out 2023 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal promove o 35.º Encontro de Pastoral Social, que este ano aborda os desafios do envelhecimento, entre hoje e quarta-feira, de 16 a 18 de outubro, no Steyler Fátima Hotel, em Fátima.
“Há muita coisa para nascer a esse propósito do envelhecer”, disse o padre José Manuel Pereira de Almeida, diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS), da Comissão Episcopal Pastoral Social e Mobilidade Humana, em entrevista à Agência ECCLESIA.
O 35.º Encontro de Pastoral Social, que começa esta segunda-feira, é organizado pelo SNPS, em articulação como setor da Pastoral da Saúde.
O sacerdote, diretor do SNPS, explica que o “objetivo pragmático” do presidente da Comissão Episcopal Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina (bispo de Santarém), com este encontro é que “saísse alguma coisa muito significativa” para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da responsabilidade da Igreja Católica.
“Uma das preocupações comuns aos Centros Sociais Paroquias, às IPSS, e também as de âmbito eclesial, que tendo começado à partida com o cuidado com os mais pequeninos, as creches, os jardins-de-infância, se viram abraços com a questão dos Centros de Dia e dos cuidados continuados. E temos acompanhado como tem sido a sustentabilidade destes serviços para que a vida seja vivida com qualidade até ao fim”, desenvolveu.
“A sustentabilidade sobretudo é uma preocupação e creio que tem de ser dialogada no âmbito da sociedade civil”, acrescentou o padre José Manuel Pereira de Almeida.
O programa do 35.º Encontro de Pastoral Social prevê várias conferências de investigadores académicos e testemunhos de movimentos e organizações católicas que acompanham a realidade da terceira idade, abordando áreas como a saúde mental ou os cuidados paliativos, entre outras.
A conferência de abertura, é uma conversa gravada com Maria João Valente Rosa, a NOVA FCSH, que apresenta um “olhar sobre a realidade portuguesa”, quanto ao envelhecimento.
A conferência de encerramento é da responsabilidade de Rita Valadas, presidente da Cáritas Portuguesa, que, salientou o diretor do SNPS, tem uma experiência “muito abrangente das questões sociais”, e propuseram que lhes “rasgasse horizontes quanto mais não seja de sonho”.
O cartaz do 35.º encontro dedicado ao envelhecimento é o “nascer do sol” e, segundo o padre José Manuel Pereira de Almeida, “há muita coisa para nascer a esse propósito do envelhecer”.
OC/PR/CB