Leiria, 21 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, preside hoje à apresentação do «Relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo», da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), às 21h00, na aula magna do seminário diocesano.

Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que para além de D. António Marto, estão previstas intervenções da diretora da fundação pontifícia AIS em Portugal, Catarina Bettencourt.

O padre Diamantino Antunes, missionário da Consolata em Moçambique, vai falar sobre os mártires de Guiúa (23 catequistas e familiares que foram martirizados em 1992, na Diocese de Inhambane) e ainda sobre os ataques fundamentalistas no norte daquele país, na Diocese de Pemba.

O «Relatório sobre a Liberdade Religiosa no mundo» abrange o período de junho de 2016 a junho de 2018 e refere as violações e limitações à liberdade religiosa e as perseguições por motivos religiosos em países como a China, a Índia, vários do Médio Oriente, alguns de África e muitos outros.

A opressão e perseguição levam a que, na prática, as minorias religiosas vejam degradar-se as suas condições de vida, “por vezes até ao intolerável”, refere o relatório.

A sessão de apresentação do documento na Diocese de Leiria-Fátima vai ser coordenada pela presidente da Comissão diocesana Justiça e Paz, Fátima Sismeiro, a partir das 21h00.

LFS

Partilhar:
Share