Igreja/Sociedade: Bispo de Angra pediu aos sacerdotes «atenção privilegiada» às «grandes vítimas» da pandemia

«Teremos de estar atentos e capacitados para ajudarmos a renascer destas cinzas uma nova humanidade» – D. João Lavrador

Foto: Igreja Açores

Ponta Delgada, Açores, 24 jun 2021 (Ecclesia) – O bispo de Angra presidiu hoje à Eucaristia de renovação das promessas sacerdotais do clero das ilhas de São Miguel e de Santa Maria, a quem pediu “uma atenção privilegiada” às vítimas da pandemia.

“Estamos todos cansados e fustigados por esta pandemia que afetou fortemente as nossas vidas e as nossas comunidades. Pede-se-nos uma atenção privilegiada para os que vão ser as suas grandes vítimas”, disse D. João Lavrador, informa o portal diocesano.

O bispo de Angra sublinhou a necessidade de “muito trabalho” e iniciativa pastoral para reanimar as comunidades e as suas diversas atividades.

“Sobretudo, teremos de estar atentos e capacitados para ajudarmos a renascer destas cinzas uma nova humanidade fermentada pelos valores do Evangelho”, realçou na celebração na Igreja Matriz da São Sebastião, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

D. João Lavrador salientou que a “única missão da Igreja é evangelizar”, servindo a pessoa e a sociedade, “despojada de si mesma e dando prioridade aos excluídos e aos pobres deste mundo”, em permanente diálogo com mundo de cada época da história”.

“Há em nós muitas resistências, ainda há muitos indícios do passado, estamos constantemente a ser tentados para vivermos e atuarmos à maneira do mundo, por isso, maior vigilância, humildade, caridade e mútuo apoio”, observou na Missa de renovação das promessas sacerdotais do clero da Vigararia Nascente (São Miguel e Santa Maria).

Na Diocese de Angra, esta semana, riia realizar-se a 46ª Assembleia Plenária do Conselho Presbiteral Diocesano, que foi adiada, mais uma vez, por causa da situação pandémica em São Miguel.

No contexto, da caminhada sinodal, que está no segundo ano, o bispo diocesano lembrou que os sacerdotes foram interpelados “a uma revisão de vida pessoal, em presbitério” e a uma revisão “pastoral sobre o que a Igreja pede, tratando o perfil evangelizador do presbítero”.

“Estamos integrados na Igreja, somos presbíteros ao serviço da Igreja e como tal importa conformar a nossa vida e ministério às exigências da Igreja”, assinalou D. João Lavrador, citado pelo ‘Igreja Açores’.

A diocese açoriana vai viver este domingo a festa da ordenação de três sacerdotes, alunos do 6.º ano do Seminário Episcopal, a partir das 16h00 locais, numa celebração presidida pelo bispo de Angra, na igreja de São José, e com transmissão online.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top