Igreja: Secretário de Estado do Vaticano presidiu à ordenação episcopal de primeiro núncio angolano

D. Germano Penemote vai ser o representante diplomático do Papa no Paquistão

Foto: Vatican Media

Ondjiva, Angola, 14 ago 2023 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano presidiu este sábado à ordenação episcopal de D. Germano Penemote, primeiro núncio nascido em Angola, que vai ser o representante diplomático do Papa no Paquistão.

“És chamado a ser embaixador do Santo Padre, embaixador da Santa Sé, embaixador de Cristo. É uma honra e uma missão esplêndida”, disse D. Pietro Parolin.

A celebração decorreu na cidade de Ondjiva, capital da província do Cunene, cerca de 1200 quilómetros a sul de Luanda.

“Vim compartilhar a vossa alegria”, disse o cardeal Pietro Parolin, citado pelo portal de notícias do Vaticano.

O colaborador do Papa sublinhou a importância da nova missão de D. Germano Penemote, chamado a ajudar os católicos paquistaneses, para que possam procurar caminhos de diálogo com os fiéis do Islão e das outras religiões.

“Trata-se dum diálogo muito necessário para nos reconhecermos irmãos, independentemente das diferenças, e afastarmos todo o risco de manipulação da religião e qualquer inaceitável legitimação da violência”, precisou.

O secretário de Estado do Vaticano desafiou o novo núncio a assumir a “missão de consolar e reconciliar, dar esperança e tornar possível o encontro entre Deus e o homem, para este ser salvo”.

A intervenção sublinhou a “alegria bem palpável no modo de rezar, cantar e participar” das comunidades católicas no continente africano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top