Igreja/Saúde: Centro de Estudos de Bioética em Coimbra promove serão online

Coimbra, 17 mar 2021 (Ecclesia) – O Polo de Coimbra do Centro de Estudos de Bioética (CEB) promove hoje um serão online sobre a “Ética nas várias dimensões da vida”.

Esta iniciativa feita em parceria com o Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) destina-se a jovens universitários, e conta com intervenções do professor Carlos Costa Gomes; do padre jesuíta Francisco Sassetti; do presidente da ACEGE, João Pedro Tavares e do estudante Vasco Ressano Garcia, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Atualmente, o CEB procura alicerçar a sua atividade em todo o território nacional através da “criação e dinamização dos Polos-CEB existentes, criando dinâmicas que promovam a reflexão bioética”.

O Centro de Estudos de Bioética nasceu em Coimbra em 1988 e depois expandiu-se por vários pontos do país e surge agora o polo da cidade do Mondego que tem como coordenadora Margarida Castel-Branco Caetano, acompanhada por Hugo Schönenberger de Oliveira, Inês Pereirinha, João Diogo Loureiro e Margarida Vilaça Ribeiro.

“É sua missão continuar o diálogo bioético transdisciplinar, personalista e humanista, procurando chegar a todos e a todos envolver na construção de uma sociedade mais humana”, realça o comunicado.

O recém-criado Polo CEB de Coimbra une-se à direção nacional do Centro de Estudos de Bioética numa tomada de posição sobre a aprovação da Lei da Eutanásia pelo Parlamento Português.

Este organismo considera “completamente inadequada a aprovação da lei”, precisamente na altura em que “todos os esforços devem estar concentrados na prevenção da pandemia e nos cuidados a prestar aos doentes COVID e não-COVID”.

“A eutanásia e o suicídio assistido não são atos médicos” e “não é ao Estado que compete através da lei fazer uma nova interpretação do exercício da liberdade e autonomia individuais”, lê-se.

LFS

Partilhar:
Coimbra
Coimbra