Encíclica publicada pelo Papa João Paulo II
Cidade do Vaticano, 23 mar 2015 (Ecclesia) – O Vaticano, através dos seus setores da Família e da Saúde, vai assinalar terça e quarta-feira em Roma o 20.º aniversário da encíclica “O Evangelho da Vida”, do Papa João Paulo II.
De acordo com o jornal L’Osservatore Romano, da Santa Sé, a comemoração dedicada a um documento “sobre a inviolabilidade da vida humana” vai envolver “uma vigília de oração na Basílica de Santa Maria Maior”, onde está a imagem da Virgem Maria “protetora do povo romano”.
Ao mesmo tempo, realça a mesma fonte, irão decorrer eventos semelhantes nos santuários marianos de Fátima, em Portugal, Lourdes, em França, e Guadalupe, no México.
Diante da representação de Nossa Senhora, que o Papa Francisco visita sempre que se prepara para uma viagem apostólica, as comunidades católicas de Roma vão ser convidadas a partir das 17h00 (menos uma em Lisboa) a “refletirem sobre alguns elementos artísticos da basílica relativos à vida”.
Poderão ainda participar na “recitação de um Rosário original, centrado na contemplação de trechos evangélicos relacionados com o tema da vida e ritmado por breves testemunhos”.
A tarde de oração terminará com uma missa às 19h00 celebrada pelo presidente do Conselho Pontifício para a Família, o arcebispo italiano Vincenzo Paglia.
Na quarta-feira, também na capital italiana mas na Sala São Pio X, o Conselho Pontifício para a Saúde vai coordenar uma “jornada de estudo” sobre a encíclica em causa, publicada pelo Papa João Paulo II a 25 de março de 1995.
Com o contributo de estudiosos e peritos, o objetivo é reequacionar a mensagem do agora santo polaco à luz dos tempos atuais.
LR/JCP