Comissões da Conferência Justiça e Paz Europa reuniram-se na Grécia
Lisboa, 07 out 2014 (Ecclesia) – As comissões da Conferência Justiça e Paz Europa lançaram hoje um apelo conjunto em favor da proteção da dignidade humana num momento de crise económica, após uma assembleia-geral que decorreu na Grécia.
Os representantes de 22 organizações católicas nacionais, incluindo a portuguesa, sustentam que os líderes políticos têm de “reconstruir a confiança” nos seus Estados e na União Europeia, “dando clara prioridade às necessidades das pessoas”.
“Os fatores estruturais e sistémicos que aprisionam as populações em ciclos de pobreza e privação apenas podem ser superados com uma mudança ao nível da política governamental”, assinala o documento enviado à Agência ECCLESIA.
As comissões Justiça e Paz elogiaram o papel das ONG e das instituições de economia social na resposta a uma crise que foi também “de valores e social”.
Nesse sentido, pede-se aos responsáveis governamentais que coloquem as necessidades das pessoas “acima do mercado”, para “construir uma Europa de democracia e solidariedade”.
Os delgados escolheram como tema para a ação conjunta de 2015 o ‘Nacionalismo de exclusão”.
OC