Números divulgados pelo Grupo VITA
Lisboa, 18 mar 2024 (Ecclesia) – O Grupo VITA, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), informou este domingo que 12 pessoas solicitaram uma “reparação financeira” pelos abusos que sofreram, por parte de membros da Igreja Católica.
“Diversas pessoas mantêm um processo de acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico regular, sendo que 12 solicitam uma reparação financeira”, lê-se na nota assinada pela coordenadora do Grupo Vita, Rute Agulhas, e enviada à Agência ECCLESIA.
A reunião de março do Conselho Permanente da CEP desenvolveu a “reflexão sobre a atribuição de reparações financeiras a vítimas de abusos sexuais contra menores e pessoas vulneráveis praticados no contexto da Igreja Católica em Portugal, em vista da apresentação de uma proposta na próxima Assembleia Plenária”, que se realiza em Fátima, de 08 a 11 de abril.
O segundo relatório de atividades do Grupo VITA será apresentado em Fátima, no dia 18 de junho deste ano.
O Grupo VITA pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico (91 509 0000) ou do formulário para sinalizações, já disponível no site www.grupovita.pt.
LFS/OC
Proteção de Menores: Grupo VITA apresentou proposta de reparação financeira das vítimas