Igreja/Portugal: Conferência Episcopal saúda novo núncio

D. José Ornelas sublinha clima de diálogo e colaboração com a Santa Sé

Leiria, 11 dez 2025 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) saudou hoje a nomeação do arcebispo espanhol D. Andrés Carrascosa Coso como núncio apostólico em Lisboa.

“Espero, a partir do que sabemos do seu percurso de experiência no mundo, em diversos níveis da presença da Igreja na sociedade e nas nações, que seja uma mais-valia para este nosso relacionamento que já é muito bom entre Conferência Episcopal, a Igreja em Portugal, com o Santo Padre e com a Igreja no seu todo”, disse à Agência ECCLESIA D. José Ornelas.

D. Andrés Carrascosa Coso, de 69 anos de idade, era núncio no Equador desde 2017, tendo sido antes embaixador da Santa Sé no Panamá.

Para o presidente da CEP, a nomeação de um núncio, mais de seis meses após a renúncia do seu antecessor, bem dinamizar os “diversos canais” de “comunicação e de ligação da comunhão eclesial”, em espírito de “sinodalidade”.

“É para todos nós um motivo de satisfação”, assume D. José Ornelas, agradecendo a carta que recebeu do novo representante diplomático da Santa Sé, em que manifesta a sua “disponibilidade de colaboração, de conhecimento e de diálogo”.

Em nota enviada à Agência ECCLESIA, a CEP manista “alegria, em espírito de comunhão eclesial”, pela nomeação do novo núncio.

“Asseguramos a D. Andrés Carrascosa Cosono a nossa proximidade e oração, pedindo ao Senhor que o fortaleça nesta nova missão de servir a Igreja que peregrina em Portugal. Manifestamos a nossa total disponibilidade para colaborar, em espírito sinodal, com o recém-nomeado embaixador da Santa Sé em Portugal e confiamos à materna intercessão de Nossa Senhora de Fátima os frutos da sua missão, pedindo que o Espírito Santo o acompanhe em cada passo deste serviço”, pode ler-se.

Em carta dirigida ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Andrés Carrascosa Cosono afirma: “Asseguro-lhes que chega como Núncio Apostólico alguém com vontade de vos escutar e de aprender, decidido a conhecer e a amar esta Igreja particular a que o Senhor, através do Papa Leão XIV, hoje me envia.”

Na mesma carta, o novo representante diplomático da Santa Sé diz que Portugal é um país que admira e que não traz “nenhum programa pessoal”, assumindo o desejo de “ser expressão da atenção e do amor do Santo Padre” e comprometendo-se a visitar “as dioceses, os institutos religiosos, as paróquias e os seminários… com a atitude de encontrar, ouvir, dialogar, partilhar e trabalhar em conjunto”.

Em Lisboa, o patriarca publicou uma mensagem por ocasião da nomeação do novo núncio apostólico.

Que o seu ministério entre nós seja fecundo e abençoado, marcado pela hospitalidade desta terra, pela riqueza humana e espiritual das nossas comunidades e pela alegria de anunciarmos juntos Jesus Cristo”, escreve D. Rui Valério.

Também o bispo do Funchal, D. Nuno Brás, manifestou “grande alegria” perante a nomeação de D. Andrés Carrascosa Coso.

“Que o Espírito Santo o fortaleça na nobre tarefa de ser ponte de unidade, diálogo e esperança entre a Sé Apostólica e a Igreja em Portugal”, deseja a mensagem, divulgada online.

OC

Vaticano: Papa nomeia novo núncio apostólico em Portugal

Partilhar:
Scroll to Top