Celebração na Catedral de Santarém tem início marcado para as 18h45

D. Ivo Scapolo. Foto: Agência ECCLESIA/MC

Santarém, 21 nov 2019 (Ecclesia) – O novo núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, vai presidir este sábado à Missa conclusiva do V Encontro Nacional de Leigos, na Catedral de Santarém, a partir das 18h45.

O representante diplomático do Papa já tinha marcado presença na última assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, que decorreu 11 a 14 de novembro, em Fátima.

O V Encontro Nacional de Leigos (ENL) apresenta-se como um dia de reflexão sobre Cristianismo, Sociedade e Cultura com o nome de “Praça Central”.

O Encontro Nacional de Leigos 2019 começa às 09h30; pelas 10h00, a reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, conversa com o provincial da Companhia de Jesus (Jesuítas) em Portugal, padre José Frazão Correia, num debate com moderação do jornalista António Marujo; às 12h00 os participantes vão ouvir o testemunho do ator italiano Pietro Sarubbi.

Pelas 12h30, os participantes ouvem uma intervenção de Linda Ghisoni, colaboradora do Papa Francisco no Dicastério para os leigos, família e vida.

Durante a tarde, entre as 15h00 e as 18h30, o programa prevê debates, concerto e visitas culturais, comunicações, mais conversas, workshops e oração no Santuário do Santíssimo Milagre.

O tema “’Prometo que hei de viver a vida em pleno e até ao fim’: os desafios à vida e à santidade hoje”, é inspirado em Etty Hillesum, jovem judia holandesa que morreu em Auschwitz em 1943, e na exortação apostólica do Papa Francisco dedicada à santidade, ‘Gaudete et Exsultate’ (Alegrai-vos e Exultai).

A ‘Praça Central’ termina com o concerto de Joana Espadinha, que começa às 21h30, no Teatro Sá da Bandeira.

Conferência Nacional do Apostolado de Leigos que reúne organismos, associações e movimentos de leigos de todo o país, promove este encontro que já se realizou nas Dioceses de Coimbra, Porto, Évora e Viseu.

OC

 

Partilhar:
Share