Igreja/Portugal: Conferência Episcopal congratula-se com anunciada viagem do Papa em 2017

Francisco manifestou intenção de visitar Fátima no centenário das aparições

Fátima, Santarém, 12 mai 2015(Ecclesia) – Os bispos que constituem o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) deixaram hoje uma “palavra de congratulação” pela anunciada viagem do Papa ao país em 2017.

O porta-voz da CEP, padre Manuel Barbosa, referiu-se à “afirmação mais explícita” do próprio Francisco, que manifestou a D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, a intenção de visitar a Cova da Iria no centenário das aparições.

Segundo este responsável, “é óbvio que na preparação mais próxima, é natural que haja sugestões” em relação a outras cidades que possam integrar o programa.

“Ainda é cedo para se adiantar”, acrescentou o secretário da CEP.

Também D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, deixou uma “palavra de gratidão” ao Papa por este ter reafirmado a sua vontade de estar presente na Cova da Iria a 12 e 13 de maio de 2017.

“É uma alegria para todos nós, para os peregrinos, para o país e o mundo inteiro”, assinalou, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional do 13 de maio.

O Papa Francisco confirmou a 25 de abril, no Vaticano, a sua intenção de visitar Portugal em 2017, no centenário das aparições de Fátima, durante uma audiência privada que concedeu a D. António Marto.

O prelado reafirmou hoje que Francisco lhe disse que, “se Deus [lhe] der vida e saúde”, quer estar na Cova da Iria daqui a dois anos, autorizando a divulgação pública da sua intenção, também à Comunicação Social.

O Papa, que já tinha apontado o ano de 2017 como data de uma possível viagem a Portugal, será assim o quarto pontífice a passar por Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

O padre Manuel Barbosa adiantou também que de 15 a 17 de junho vão decorrer as jornadas pastorais do episcopado de 2015, sobre a Vida Consagrada.

Em 2016, por sua vez, vai ter lugar um Congresso Eucarístico Nacional, de 10 a 12 de junho, com o tema ‘Viver a Eucaristia, fonte de misericórdia’, integrado nas celebrações do Ano da Misericórdia e na preparação para o Centenário das Aparições.

OC

Notícia atualizada às 16h33

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top