D. Jorge Ortiga reage à nomeação do novo arcebispo de Évora
Braga, 26 jun 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga deixou hoje uma mensagem de gratidão a D. Francisco Senra Coelho, no dia em que o até agora bispo auxiliar da diocese minhota foi nomeado pelo Papa como arcebispo de Évora.
“A sua experiência sacerdotal e humana constituiu, para nós, um contributo de inegável valor. Ao mesmo tempo, a sua inteligência e carreira académica dotaram-no com uma visão ímpar dos problemas”, escreve D. Jorge Ortiga, em nota divulgada através do site arquidiocesano.
D. Francisco Senra Coelho, fez o seu percurso sacerdotal na Arquidiocese de Évora entre 1986 e 2014, quando o Papa Francisco o nomeou como auxiliar de Braga, território do qual é natural a sua família.
D. Jorge Ortiga evoca este “contexto social e eclesial diferente”, que permitiu oferecer “sugestões oportunas”.
“Também o seu zelo apostólico e alegria no anúncio do Evangelho deixaram marcas num número significativo de comunidades, leigos e sacerdotes que o conheceram de perto”, acrescenta o arcebispo de Braga.
O Papa Francisco nomeou hoje D. Francisco José Senra Coelho, até agora bispo auxiliar de Braga, como o novo arcebispo de Évora, sucedendo a D. José Alves, na diocese desde 2008.
A entrada solene de D. Francisco Senra Coelho, de 57 anos, na Arquidiocese de Évora está agendada para o domingo, 2 de setembro de 2018.
D. Jorge Ortiga saúda o trabalho realizado e o espírito de comunhão do até agora auxiliar da Arquidiocese de Braga, prometendo continuar o “caminho de unidade e de proximidade”.
“D. Francisco Senra Coelho, muito obrigado! A messe é a mesma. Na unidade e comunhão eclesial, avançaremos com alegria e fidelidade”, conclui.
OC