Igreja/Portugal: 502 pessoas integram projetos de voluntariado missionário

Projetos decorrem dentro e fora do país, em áreas como a saúde, educação, formação e pastoral

 

Foto Patrícia Coelho

Lisboa, 05 dez 2023 (Ecclesia) – 502 portugueses estão envolvidos, este ano, em projetos de voluntariado missionário, dentro e fora do país, informou hoje a Fundação Fé e Cooperação (FEC), em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“Trata-se de um número global mais alto face ao ano anterior, verificando-se uma ligeira descida no número de voluntários que parte para missões de longa duração”, refere a nota.

No Dia Internacional do Voluntariado, celebrado anualmente a 5 de dezembro, a Rede de Voluntariado Missionário, coordenada pela FEC, anuncia que, dos 502 voluntários, 174 integram projetos em países em desenvolvimento; os restantes desenvolvem atividades de voluntariado em Portugal.

“África, América do Sul, América Central, Ásia e Europa recebem 174 voluntários portugueses, distribuídos entre projetos de curta e longa duração”, acrescenta o comunicado.

Segundo a fundação, a “grande maioria dos voluntários têm idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos”.

“67% são estudantes ou têm outras ocupações profissionais ligadas às missões que integram; 13% dedicam as suas férias a projetos de voluntariado internacional; 12% são recém-licenciados, desempregados ou reformados; 7% pediram licença sem vencimento para partir em missão e os restantes 5% desempregaram-se para partir em missão”, pode ler-se.

Trabalhar com crianças e jovens nas áreas da saúde, educação, formação e pastoral continua a ser o principal foco dos voluntários, juntando-se depois a agricultura, a animação sociocultural, a construção de infraestruturas e a dinamização comunitária, entre outras necessidades sentidas no decorrer dos projetos”.

Foto: Sol Sem Fronteiras

Segundo a FEC, “a experiência de partir em Voluntariado Missionário acrescenta uma maior sensibilização para a interculturalidade e uma maior consciência das interdependências globais”.

A maioria voluntários que deixou o país assume o “desejo de continuar a apoiar os projetos a partir de Portugal”.

Os dados resultam de um inquérito feito a 24 entidades com diferentes estatutos que integram a Rede de Voluntariado Missionário coordenada pela FEC, nomeadamente ONGD, IPSS, Associações Juvenis, Congregações Religiosas, Paróquias, Dioceses, Fundações e grupos informais de jovens e adultos.

O Dia Internacional do Voluntário foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1985.

A FEC – Fundação Fé e Cooperação dinamiza a Rede de Voluntariado Missionário desde 2002 e a cada ano recolhe e compila os dados de cada entidade associada, “permitindo uma análise estatística que é divulgada anualmente e que em muito contribui para um maior conhecimento e consolidação desta área”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR