Chaves, 14 jul 2021 (Ecclesia) – A inauguração da obra de reabilitação exterior da Igreja de Nossa Senhora da Azinheira, na Freguesia de Outeiro Seco, Chaves, realiza-se esta quarta-feira, pelas 11h30, contando com a presença da diretora Regional de Cultura do Norte.
Na mesma altura vai ser apresentada a segunda fase da intervenção correspondente às ações de conservação e restauro do património integrado do imóvel, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Imóvel de Interesse Público desde 13 fevereiro 1964, a Igreja de Nossa Senhora da Azinheira é uma das “mais originais igrejas tardo-românicas da zona de Chaves” e reflete como, em torno da antiga cidade de Aquae Flaviae, se gerou “um foco de arquitetura relativamente homogéneo na viragem para o século XIII”, realça.
É um templo de nave única curta e capela-mor quadrangular, coberta por teto de madeira.
Representando um investimento global de 173 mil euros, a intervenção resulta de um Protocolo celebrado entre a Fundação Iberdrola, Direção Regional de Cultura do Norte (responsável pela elaboração dos projetos e acompanhamento da obra) e Município de Chaves.
LFS