Igreja: Pastoral do Turismo – Portugal assina pedido de adesão à Plataforma Nacional de Turismo

«A Igreja Portuguesa quer marcar presença entre todos, todos, todos os que trabalham para o bem comum» – Padre Miguel Neto

Foto Agência ECCLESIA/PR, Pastoral do Turismo – Portugal

Lisboa, 27 fev 2024 (Ecclesia) – A Pastoral do Turismo – Portugal (PTP), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), vai assinar o pedido de adesão à Plataforma Nacional de Turismo (PNL), esta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, pelas 15h00, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

“Tínhamos o desejo, desde que organizámos as V Jornadas Nacionais da PTP, de integrar este importante organismo nacional, que agrega todos os que estão preocupados e pensam nas questões do Turismo”, explica o diretor da PTP, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pela CEP.

Segundo o padre Miguel Neto, o Turismo Espiritual “vai ganhar cada vez mais expressão nesta indústria” e terá um importante papel na sua promoção “como agente na criação de um mundo mais pacífico, mais respeitador do ambiente, mais solidário”.

“Pelo que não queremos deixar de dar o nosso contributo nesta Plataforma, que é um relevante espaço de debate e reflexão. A Igreja Portuguesa quer marcar presença entre todos, todos, todos os que trabalham para o bem comum”, acrescenta o sacerdote da Diocese do Algarve.

A proposta de adesão à Plataforma Nacional de Turismo vai ser assinada, pelo diretor da Pastoral do Turismo – Portugal, durante a apresentação da obra ‘Caminhos e Destinos da Pastoral do Turismo Laudato Si’, esta quinta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa.

O padre Miguel Neto vai entregar esse documento ao presidente da direção da PNL, Carlos Costa, investigador da Universidade de Aveiro e coordenador científico e relator da ‘Estratégia para o caminho futuro de uma Pastoral Laudato Si’.

O comunicado, da Conferência Episcopal Portuguesa, informa que a Plataforma Nacional de Turismo tem o objetivo de promover iniciativas de investigação, desenvolvimento e inovação, suscetíveis de contribuírem para a implementação de novas orientações de política e estratégia e ações para o turismo nacional, de forma sustentada e ajustadas às realidades territoriais e setoriais, e que contribuam para o desenvolvimento e para a felicidade das pessoas e das comunidades.

A PNL criada por organizações, empresas, instituições do ensino superior e órgãos da administração pública, integra, cerca de 120 Associados Fundadores, representando cerca de 60 organizações da área do turismo, de todos os setores da atividade económica, social e organizacional do turismo, de todas as regiões (territórios) de Portugal Continental e Insular, o número de Universidades e Institutos Politécnicos é “muito expressivo e representativo” do universo das instituições do ensino superior onde se leciona e investiga na área do turismo em Portugal.

Para além da Pastoral do Turismo – Portugal (PTP), a Igreja Católica em Portugal vai estar representada na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, de 28 de fevereiro a 3 de março, no pavilhão do Município de Ourém, pelo Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), onde vão dar a conhecer “projetos inovadores ligados ao Turismo Religioso/Espiritual”, informou a CEP.

CB

 

Igreja: Diretor da Pastoral do Turismo considera «essencial» participar em eventos como a Bolsa de Turismo de Lisboa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top