Lisboa, 30 out 2017 (Ecclesia) – A Paróquia de Nova Oeiras, no Patriarcado de Lisboa, vai fazer este ano uma “proposta cristã” para “combater” as festas de Halloween na noite de 31 de outubro, promovendo o ‘Holy Wins 2017 – A Santidade Vence’.
A iniciativa, no Salão Paroquial de Nova Oeiras, inclui um concurso de máscaras de Santos e Anjos para as crianças e adolescentes, bem como um concurso de gastronomia, com dois pratos temáticos: bacalhau espiritual ou empadão conventual.
O programa da noite de terça-feira inclui a celebração da Missa, pelas 19h00, um “Festival dos Santos” às 22h00, e uma “Cristoteca”, a partir das 23h00.
A vigília da solenidade católica de Todos os Santos é passada em oração, antes da celebração da Eucaristia (09h00 e 12h00).
A Igreja celebra esta quarta-feira o dia de Todos os Santos, na qual lembra conjuntamente “os eleitos que se encontram na glória de Deus”, tenham ou não sido canonizados oficialmente.
As Igrejas do Oriente foram as primeiras (século IV) a promover uma celebração conjunta de todos os santos quer no contexto feliz do tempo pascal, quer na semana a seguir.
No Ocidente, foi o Papa Bonifácio IV a introduzir uma celebração semelhante em 13 de maio de 610, quando dedicou à Santíssima Virgem e a todos os mártires o Panteão de Roma, dedicação que passou a ser comemorada todos os anos.
A data de 1 de novembro foi adotada em primeiro lugar na Inglaterra do século VIII acabando por se generalizar progressivamente no império de Carlos Magno, tornando-se obrigatória no reino dos Francos no tempo de Luís, o Pio (835), provavelmente a pedido do Papa Gregório IV (790-844).
Segundo a tradição, em Portugal, no dia de Todos os Santos, as crianças saíam à rua e juntavam-se em pequenos grupos para pedir o ‘Pão por Deus’ de porta em porta: recitavam versos e recebiam como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocavam dentro dos seus sacos de pano; nalgumas aldeias chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’.
Em contraste com esta festa católica está o ‘Halloween’, vindo dos Estados Unidos da América e agora muito celebrado também na Europa, no dia 31 de Outubro.
A comemoração veio dos antigos povos celtas que habitavam a Grã-Bretanha há mais de 2000 anos, na véspera do Dia de Todos os Santos, em inglês ‘All Hallow’s Eve’ (contraída mais tarde na palavra Halloween).
OC