Igreja: Papa Francisco lamentou morte do cardeal Severino Poletto

Foi criado cardeal por João Paulo II, a 24 de fevereiro de 2001, com o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio

Cidade do Vaticano, 19 dez 2022 (Ecclesia) – O Papa Francisco lamentou a morte do cardeal Severino Poletto, aos 89 anos de idade, na noite de sábado, dia 17 de dezembro, em Moncalieri, “um irmão que passou sua vida como pastor do povo santo de Deus”.

“Ao comemorar o ministério deste servo fiel, que com retidão e compromisso ofereceu sua vida ao Senhor e à Igreja, recomendo sua alma a Jesus, o Bom Pastor, para que, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria e de São João Batista seja recebido na Cidade Eterna”, lê-se no telegrama divulgado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O cardeal Severino Poletto faleceu na noite deste sábado, 17 de dezembro, aos 89 anos de idade, na casa de Testona em Moncalieri, para onde se retirou depois de renunciar a diocese, em 2010.

“Um irmão que passou sua vida como pastor do povo santo de Deus”, escreveu o Papa sobre o cardeal, começando por recordá-lo como pároco em Casale, “atento aos leigos e comprometido em espírito de partilha evangélica, com seu trabalho”.

O cardeal italiano foi responsável pela Arquidiocese de Turim, desde 5 de setembro de 1999, até 2010, um episcopado marcado desde o início pela crise na Fiat, e toda a indústria automóvel; No ano 2000, promoveu uma conferência, a Igreja Católica em Turim acolheu as instituições, parceiros sociais, agências educacionais e o sistema de crédito com o objetivo claro de reforçar “o diálogo mútuo como a principal ferramenta para superar uma crise que, desde o início, não só afetou a empresa, mas também investiu todo o território”, informa o portal ‘Vatican News’.

D. Severino Poletto foi também guardião do Santo Sudário, promoveu duas exposições de 2000 e 2010, onde o agora Papa emérito, Bento XVI, interveio como peregrino.

O Papa Francisco, no telegrama dirigido ao arcebispo de Turim, D. Roberto Repole, Francisco exprime sua proximidade e condolências à Arquidiocese e a todos que o conheciam, destacou também o serviço de D. Severino Poletto como bispo de Fossano (1980-1989) – “dedicado em particular às famílias, aos jovens e à promoção da Catequese – e como bispo de Asti (1989-1999), onde “fomentou as missões diocesanas, prodigalizando sua capacidade de liderança na reorganização do território”.

Severino Poletto nasceu em Salgareda (Treviso), a 18 de março de 1933, depois mudou com a família para a região de Casalese, em 1952, no ano seguinte, entrou para o Seminário Maior, em Casale Monferrato, e foi ordenado sacerdote a 29 de junho de 1957.

Foi criado cardeal por São João Paulo II, a 24 de fevereiro de 2001, com o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, informa o portal Vatican News.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR