Igreja: Papa destaca contributo da polícia italiana que presta serviço no Vaticano

Cidade do Vaticano, 29 fev 2016 (Eclesia) – O Papa encontrou-se hoje com membros dos Carabinieri (Policia Militar Italiana) que prestam serviço no Vaticano, destacando a sua importância para a preservação da segurança dos peregrinos e turistas que por ali passam.

“A vossa presença no território é um símbolo de solidariedade concreta para toda a comunidade. Sobretudo para as pessoas desfavorecidas que encontram em vós uma ajuda preciosa para as suas dificuldades”, salientou Francisco, numa intervenção publicada pelo serviço informativo da Santa Sé.

Ao longo do ano, os Carabinieri trabalham em conjunto com os organismos da Santa Sé no serviço a milhões de pessoas que participam nas celebrações religiosas do Vaticano ou visitam a Praça de São Pedro e outros espaços da cidade.

Durante a audiência, o Papa argentino desafiou os polícias a fazerem do Jubileu da Misericórdia uma oportunidade de “renovação” do seu “compromisso” para com todas as comunidades.

Para que possam continuar a ser, “em toda a circunstância, promotores da solidariedade, especialmente junto dos mais fracos e indefesos”, e também “defensores do direito à vida”, referiu.

Francisco enalteceu depois o “profissionalismo” e a “responsabilidade” que estes profissionais colocam no contacto com as pessoas, “muitas delas idosas”.

Trata-se de uma missão “nada fácil”, para a qual “é importante contar com a ajuda de Deus”, concluiu.

Os Carabinieri são uma das quatro forças armadas de Itália, e uma das cinco forças de segurança do país.

Prestam serviço na zona do Vaticano em colaboração com o Inspetorado de Segurança Pública daquele Estado, a Gendarmaria do Vaticano, a Guarda Suíça e o Exército.

Partilhar:
Scroll to Top