Tomada de posse marcada para 20 de junho de 2020
Lisboa, 30 jan 2020 (Ecclesia) – O padre Miguel Almeida, de 52 anos, foi nomeado como provincial dos jesuítas em Portugal, sucedendo ao padre José Frazão Correia, por um período de três anos.
A nomeação foi feita pelo superior geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, segundo um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
A tomada de posse está marcada para 20 de junho de 2020.
O padre Miguel Almeida nasceu em Lisboa, a 6 de novembro de 1967; fez os últimos votos, momento de incorporação definitiva na Companhia de Jesus, a 28 de maio de 2011; foi ordenado presbítero em Lisboa, a 12 de julho de 2003.
Antes de entrar na Companhia de Jesus, estudou Marketing e foi seminarista do Patriarcado de Lisboa.
O novo provincial dos Jesuítas em Portugal é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, e em Teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma; fez o Mestrado em Teologia Moral no Weston Jesuit School of Theology, Cambridge, Estados Unidos da América.
No seu percurso fez tempo de formação pastoral no Pragal, onde abriu, juntamente com o padre Abel Bandeira, a comunidade jesuíta que acompanha pastoralmente a população dos bairros sociais daquela zona da Margem sul.
“Há vários anos que se encontrava em Braga como Superior da Comunidade Pedro Arrupe e delegado do provincial para a formação dos jesuítas portugueses. Na mesma cidade, tem colaborado com a arquidiocese na pastoral familiar”, indica a nota enviada pelo Gabinete de Comunicação da Companhia de Jesus em Portugal.
Em 2016, participou como eleitor na 36ª Congregação Geral, reunião magna dos jesuítas, que elege o superior geral dos Jesuítas.
A província portuguesa da Companhia de Jesus foi a primeira a ser criada a nível mundial, em 1546, seis anos depois da fundação da congregação, por Santo Inácio de Loiola.
O cargo de provincial era ocupado desde 2014 pelo padre José Frazão Correia.
OC