Lisboa, 19 mar 2014 (Ecclesia) – O padre José Frazão Correia, de 43 anos, toma hoje posse como novo provincial dos jesuítas em Portugal, sucedendo ao padre Alberto Brito, por um periodo de três anos.
A nomeação foi feira pelo padre geral da Companhia de Jesus, Adolfo Nicolás, no início do ano, segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela Província Portuguesa da Companhia de Jesus.
O padre José Frazão Correia nasceu a 10 de fevereiro de 1970; licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia da UCP, em Braga, e em Teologia na Universidade Gregoriana, em Roma; fez o Mestrado em Teologia Fundamental no Centro Sèvres, em Paris, e doutorou-se em Teologia Fundamental na Universidade Gregoriana, em Roma, em 2010.
[[a,d,4038,Emissão 05-07-2013]]O novo provincial era até agora superior da Comunidade Pedro Arrupe (casa de formação de estudantes jesuítas) e professor na Faculdade de Teologia da UCP, em Braga.
A província portuguesa da Companhia de Jesus, que atualmente abrange Portugal e Moçambique, foi a primeira a ser criada a nível mundial, em 1546, seis anos depois da fundação da congregação, por Santo Inácio de Loiola.
O cargo de provincial era ocupado desde 2011 pelo padre Alberto Brito.
OC