Igreja: Núncio apostólico em Portugal esteve com reclusas na Diocese do Porto

D. Ivo Scapolo, em visita à diocese da cidade Invicta, manifestou atenção aos seminaristas, sacerdotes idosos e comunidades religiosas

Foto: João Lopes Cardoso

Porto, 07 dez 2019 (Ecclesia) – O Núncio apostólico em Portugal, D. Ivo Scapolo, visitou esta sexta-feira o Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, inserida numa visita de dois dias que realiza à diocese do Porto.

“Percorrendo os espaços de trabalho e convívio do Estabelecimento Prisional, D. Ivo Scapolo e D. Manuel Linda saudaram as reclusas deixando-lhes uma palavra de conforto. Especialmente significativo o encontro com as reclusas que cumprem pena com os seus filhos. Cada criança recebeu uma lembrança e um carinho”, pode ler-se no jornal diocesano «Voz Portucalense».

D. Ivo Scapolo e D. Manuel Linda, bispo do Porto almoçaram na Casa Sacerdotal da diocese com um programa previsto de visitas.

No Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, uma estrutura que desenvolve um trabalho de qualidade em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto, foi significativo o encontro com as reclusas que cumprem pena com os seus filhos”, dá conta o órgão de informação diocesano.

O representante da Santa Sé em Portugal teve ainda ocasião de visitar a Obra de Promoção Social, o Seminário Redemptoris Mater, a Casa de Vilar, na diocese do Porto, e a casa sacerdotal, onde residem os padres da diocese mais velhos.

Foto: João Lopes Cardoso

Nesta ocasião, e numa Eucaristia de ação de graças, D. Ivo Scapolo manifestou “o espírito do Evangelho” que opera “mudanças profundas” que o Senhor realiza “na vida das pessoas”, cita o jornal diocesano.

Hoje D. Ivo Scapolo visitou o Santuário do Monte da Virgem Imaculada, em Vila Nova de Gaia, e em Ermesinde o Seminário do Bom Pastor e o Santuário Diocesano de Santa Rita, tendo almoçado no Seminário Maior do Porto e celebrado eucaristia.

Do programa para a tarde deste sábado, estão previstas deslocações a diversas comunidades, nomeadamente as Monjas Carmelitas do Mosteiro de Bande em Paços de Ferreira e em Santo Tirso as Monjas Beneditinas do Mosteiro de Roriz e os Monjes Beneditinos do Mosteiro de Singeverga.

D. Ivo Scapolo substituiu D. Rino Passigato na nunciatura apostólica, representação diplomática da Santa Sé em Portugal, a 22 de novembro, dia em que apresentou as suas cartas credenciais ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O novo Núncio era representante diplomático do Papa no Chile e foi nomeado pelo Papa Francisco a 29 de agosto.

LS

 

Partilhar:
Scroll to Top