Lisboa, 01 set 2023 (Ecclesia) – O Movimento internacional ‘Laudato Si’, o Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e a Conferência das Igrejas Europeias (CEC) convidam a celebrar o ‘Tempo da Criação’ 2023, que começa hoje com um dia mundial de oração.
“Este tempo em que nos unimos à família ecuménica para contemplar a criação de Deus como irmãs e irmãos está chegando, e neste ano vamos rezar especialmente para que ‘a justiça e a paz fluam’ como um ‘poderoso rio’”, explica o movimento internacional, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Igrejas e comunidades cristãs de todo o mundo vão unir-se para uma nova edição do ‘Tempo da Criação’, este ano com o tema ‘Que a Justiça e a Paz Fluam’, de 1 de setembro a 4 de outubro, uma iniciativa que começa com uma celebração ecuménica e termina na festa de São Francisco de Assis.
O Movimento ‘Laudato Si’ convida a participar na Oração de Abertura do ‘Tempo da Criação’, esta sexta-feira, dia em que celebram esta ‘Festa da Criação’; esta oração ecuménica global, é online, começa às 14h00 de Lisboa, e destaca-se a participação a ativista ambiental Vanessa Nakate (Uganda), é embaixadora da boa vontade da UNICEF, do cacique Dadá Borari, líder do território indígena de Maró (Brasil), e da teóloga Marie Ropeti-Apisaloma (Samoa).
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa e a Conferência das Igrejas Europeias alertam para as “vítimas de diversas formas de injustiça ambiental”, e recordam a “destruição desumana da guerra, como na Ucrânia, na Somália, no Iémen, na Eritreia, em Mianmar”, numa declaração conjunta, onde convidam os cristãos a celebrar ‘o tempo da criação’, enviada à Agência ECCLESIA.
Os presidentes do CCEE e da CEC, respetivamente D. Gintaras Grusas, arcebispo de Vilnius (Lituânia), e o arcebispo greco-ortodoxo da Grã-Bretanha Nikitas (Lulias) de Thyateira, incentivam “todos os cristãos” a celebrarem o Tempo da Criação 2023, “num espírito ecuménico, unidos na oração e na ação”, nas igrejas, paróquias, comunidades, um convite que estendem a “todas as pessoas de boa vontade na Europa”.
Para celebrar e viver este tempo ecuménico, o Movimento ‘Laudato Si’ recomenda um Guia Litúrgico Católico , com diversos recursos para o ‘Tempo da Criação’, desenvolvido por organizações membro, e ainda partilha, no seu sítio online, materiais para que cada pessoa possa promover esta celebração na sua comunidade.
O movimento internacional recorda a “tarefa especial” de “rezar pela justiça climática e pelos líderes políticos” que vão participar na COP28 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, pedindo também que, nas redes sociais, usem os marcadores (hashtags): #OrandoPorVocê/ #PrayingForYou; #COP28; #TempoDaCriação; #SeasonOfCreation; #SOC2023.
O Papa Francisco, e os presidentes do CCEE e da CEC, também desafiaram os líderes mundiais, que vão participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2023 (COP28), de 30 de novembro a 12 de dezembro, no Dubai, a “ouvir a ciência e começar uma transição rápida e equitativa, para acabar com a era dos combustíveis fósseis”.
O Movimento ‘Laudato Si’ destaca ainda outros eventos regionais e globais deste ‘Tempo da Criação’ 2023, como um simpósio na América Latina, a 7 de setembro, na Oceânia, no dia 21, e um webinário sobre combustíveis fósseis em África, a 21 de setembro; a vigília ecuménica de oração, de 30 de setembro, que vai ser presidida pelo Papa Francisco, antes da primeira sessão da XVI Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos; e no encerramento deste tempo, um novo momento de oração online, a 4 de outubro.
CB