Secretariado de Liturgia destaca que é um «instrumento prático de oração litúrgica», tem um design gráfico moderno

Fátima, 23 jun 2022 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), informa que a nova aplicação (APP) ‘Liturgia’, na versão oficial em português, tem a Liturgia das Horas, Missa e outros textos.

“Destina-se a oferecer um instrumento prático de oração litúrgica e associar aos louvores da Igreja todos os que não podem participar numa celebração comunitária”, lê-se na informação enviada à Agência ECCLESIA.

O Secretariado Nacional de Liturgia explica a nova aplicação é a versão portuguesa da ‘App CEI – Liturgia delle Ore’, desenvolvida pela Conferência Episcopal Italiana e cedida à Conferência Episcopal Portuguesa, e o texto usado é o oficial da Liturgia das Horas e do Missal Romano da CEP.

A app ‘Liturgia’, destaca o SNL, tem um design gráfico moderno, leitura precisa, navegação, funções de pesquisa e um novo leitor de áudio, e permite também, “com uma série de utilitários convenientes”, inserir marcadores e anotações pessoais para os armazenar, transportar e partilhar de diferentes formas.

O Secretariado Nacional de Liturgia destaca ainda que a aplicação permite “guardar” um dia litúrgico para consulta offline do texto.

O organismo da Conferência Episcopal Portuguesa explica que a ‘Liturgia das Horas’ é a oração “da Igreja a Cristo e com Cristo”, tem como característica a “santificação de todo o curso diurno e noturno do tempo”, inclui o Ofício de Leitura, as Laudes, a Hora Intermédia (Tércia, Sexta e Noa), as Vésperas e as Completas, e a oração dos salmos é “um elemento essencial”.

A app ‘Liturgia’ já pode ser descarregada gratuitamente na App Store, para sistemas iOS, e, brevemente, na loja online da Google.

CB

 

 

Partilhar:
Share