Igreja/Media: Más notícias obrigam a «apontar caminhos, soluções» – Graça Franco

Diretora de informação da Rádio Renascença sublinha desafios apontados pelo Papa para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais

Lisboa, 27 mai 2017 (Ecclesia) – A jornalista Graça Franco, diretora de informação da Rádio Renascença, disse que a mensagem do Papa Francisco para o setor das Comunicações Sociais incita os profissionais a apontar “caminhos” e “soluções”, perante uma “má notícia”.

“Não há tragédias insolúveis porque Deus está connosco. Quando damos uma má notícia temos, por obrigação de ser católicos, não de a dar como boa notícia mas apontar caminhos, apontar soluções”, disse à Agência ECCLESIA.

A responsável exemplificou com as palavras do Papa Francisco, que fala do drama dos refugiados mas “incita a que lhes abram as portas”.

A mensagem papal ‘Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo’ “é para todos os comunicadores, não apenas para os católicos”.

“O Papa desafia a ajustar a nossa forma de ver a uma mais corajosa naquilo que é no fundo um cristão no mundo”, desenvolveu, com “um olhar esperançoso”.

Neste contexto, Graça Franco recorda a recente viagem do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, na qual “utilizou a Salve-Rainha e disse este vale de alegria”, ou seja, retirou da oração comum à Igreja a análise negativa do mundo.

A diretora de informação da Rádio Renascença referiu que “há responsabilidade óbvia em dar determinadas notícias”, mas considerou que quem transmite “a notícia de uma violação num autocarro”, partilhando-a na internet o vídeo, “está a violar novamente a adolescente” e não a noticiar a violação.

“Um consumo de mau jornalismo, uma baixa exigência dos públicos pode levar a uma conquista de audiências através de sensacionalismo crescente”, realça.

Graça Franco afirmou ainda que as boas notícias têm o seu lugar no espaço informativo mas “não são notícias cor-de-rosa, não são falsamente boazinhas” porque isso “não faz parte do mundo do jornalismo que busca a verdade”.

“Temos de pensar que a maneira mais efetiva de passar a mensagem são as histórias humanas, com gente dentro e testemunhos”, concluiu, acrescentando que “a boa notícia a sério para comunicar” é o encontro com Jesus.

Na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa Francisco desafiou os media e os jornalistas de todo o mundo a passar de uma lógica de “notícias más” para uma da “boa notícia”, rejeitando o sensacionalismo e a exploração dos dramas humanos.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes, este ano no dia 28 de maio, e está em destaque na mais recente edição do Semanário ECCLESIA.

HM/CB/OC

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