Igreja/Media: Fátima é «provavelmente, o maior fenómeno de comunicação em Portugal», diz vice-reitor do santuário (c/fotos)

Jornada de comunicação na Cova da Iria articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional

Fátima, 29 mar 2019 (Ecclesia) – O vice-reitor do Santuário de Fátima disse hoje que a atividade relacionada com a Cova da Iria representa “provavelmente, o maior fenómeno de comunicação em Portugal”, falando na abertura da jornada dedicada aos media, que decorre hoje no Centro Paulo VI.

“Fátima é, desde os seus inícios, um fenómeno de comunicação, não apenas porque é singular a forma como se divulgou e expandiu a informação, mas também porque os meios de comunicação social da época fizeram eco do que se passava ainda durante o decorrer dos acontecimentos”, referiu o padre Vítor Coutinho.

O responsável assinalou que, em 102 anos de história, Fátima e a comunicação social “conviveram permanentemente” numa “interação profícua”.

‘#PlayFátima’ é o tema da 2.ª Jornada de Comunicação Social do Santuário e o padre Vítor Coutinho destacou a “pertinência” óbvia da temática, pelo “elevado interesse” que Fátima “encontra no público” e na popularidade que o vídeo assumiu “no consumo de informação em meios digitais”.

“Poucos fenómenos sociais terão mantido o interesse como Fátima o fez, ao longo de tanto tempo”, comentou.

Ao longo do dia os participantes estão a ouvir diferentes oradores de diversos órgãos de comunicação social e projetos multimédia: Joana Martins (RTP) e Manuel Pestana Machado (Observador), sobre a importância do vídeo nas redes sociais; Clara Almeida Santos, da Universidade de Coimbra, sobre o StoryTelling digital.

A partir das 14h30, Nuno Patrício (RTP) e Tiago Lavado (BTV) abordam a articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional e no último painel, Paulo Santos, da comunicação do escutismo católico, e Eduardo Gradim (RTP) falam sobre como “comunicar a Boa Nova através da imagem”.

“A opção desta jornada enquadra-se numa atitude que o santuário tem criado com a comunicação social. Desde sempre Fátima foi objeto de comunicação e informação”, sublinhou o vice-reitor.

A presença de Fátima, desenvolveu, segue “lógicas diferentes de abordagens” e, provavelmente de destinatários consoante a natureza dos diversos ângulos do “multifacetado fenómeno”, como: “Grandes peregrinações, episódios pontuais, inaugurações ou visitas de personalidades, “análises mais globais” e “grandes acontecimentos mediáticos”, como visitais papais e a celebração do Centenário das Aparições (1917-2017).

“Estamos convictos que os olhares de fora nos ajudam a crescer e a procurar os traços da nossa identidade; Acreditamos que podemos, de alguma forma, contribuir para melhorar condições de comunicação sobre Fátima livre de preconceitos, maior acesso às fontes, mais conhecedora do contexto e com interpelações que motivem a autocritica e aferição de critérios éticos”, acrescentou o padre Vítor Coutinho.

A jornada #PlayFátima termina às 17h00.

Na antecipação do encontro, o Santuário de Fátima destacou que se vive uma “nova fase” em que “é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos com as celebrações na Capelinha das Aparições e também a oferta da missa diária do programa oficial, às 11h00”.

CB/OC

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Agência ECCLESIA

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