Encontro vai decorrer entre 20 e 21 de setembro em Fátima
Lisboa, 29 ago 2014 (Ecclesia) – "Família, um projeto" é “um tema basilar para todos” destaca o padre Eduardo Novo sobre o tema das III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil que se realizam em conjunto com as Jornadas Missionárias 2014, nos dia 20 e 21 de setembro, em Fátima.
“Estas jornadas continuam o seu objetivo geral de descobrir, aprofundar e traçar ‘novos’ caminhos de evangelização a partir de Cristo e ‘ir aos jovens’ para que, com a experiência de encontro pessoal sejam testemunha do Evangelho na cultura de hoje”, explica o diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).
No comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o padre Eduardo Novo sublinha que as III Jornadas Nacionais da Pastoral Juvenil | Jornadas Missionárias 2014 “conjugam dom e vocação, dom e missão”.
Esta iniciativa, em “união” com as Obras Missionárias Pontifícias (OMP), vai ser acolhida pelo Centro Paulo VI, em Fátima, e ao longo de dois dias, jovens e missionários “vão ter oportunidade” de partilhar as interrogações que “atravessam o quotidiano da vida”
O sacerdote considera a parceria “uma aventura de caminho eclesial” que une sinergias mas “demonstra também a importância da comunhão e de caminhar juntos na busca do essencial”.
“Se o essencial é o que nos move, então é na alegria e no dinamismo da Fé que devemos parar o desassossego e aprofundar as razões da nossa fé, partilhando experiências, conhecimentos e saberes”, acrescenta o diretor do DNPJ.
Aos jovens é pedido que se insiram e renovem “a sua comunidade local” sendo “agentes de missão” com objetivos específicos, desenvolve o padre Eduardo Novo.
Esses objetivos devem ser, segundo o sacerdote, “linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família” que é “berço da vida, Dom, vocação e anúncio privilegiado do sentido cristão”.
O dia 20 de setembro começa com o painel “Família hoje…”, com Margarida Cordo e Joaquim Azevedo, num debate que será moderado pelo padre João Aguiar.
Durante a tarde realizam-se seis workshops seguidos de um plenário e de uma eucaristia – para a noite está reservado, a partir das 21H00, o convívio “Acordes de Fé”.
No segundo dia, a 21 de setembro, D. António Couto, bispo de Lamego, vai refletir sobre o tema “Evangelho e Missão da Família” e à tarde, a partir das 15H00, atores, escritores e apresentadores vão reunir-se à mesa para abordar o tema “Família e comunicação”.
O programa completo das jornadas pode ser consultado no sítio do DNPJ, sendo que a participação no encontro tem um valor de 7 euros e a inscrição pode ser feita através do sítio na internet das OMP.
CB/JCP