Lisboa, 29 nov 2017 (Ecclesia) – O jesuíta português João Vila-Chã, professor de Filosofia Social e Política na Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma, foi distinguido com o ‘Karl-Otto Apel International Prize for Philosophy’, anunciou hoje a Companhia de Jesus.
A distinção, na sua 11ª edição, distingue anualmente “um investigador que dedique especial atenção aos grandes problemas éticos” da atualidade, assinala uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Esta é a primeira vez que o prémio é atribuído após a morte de Karl-Otto Apel, falecido em maio.
O padre João Vila-Chã recebeu a distinção no dia 27 de novembro, numa cerimónia onde fez uma conferência intitulada ‘Afetividade, sociabilidade e virtualidade: a questão do eu e do outro na era digital’.
O sacerdote é vice-presidente do Conselho de Pesquisa em Valores e Filosofia (RVP) em Washington DC, EUA, “uma instituição de prestígio dedicada à identificação de áreas relacionadas aos valores e vida social”.
“Os seus interesses filosóficos dirigem-se sobretudo às áreas da filosofia moderna e contemporânea. Tem um particular interesse no que respeita à evolução do pensamento social e político, do diálogo inter-religioso e da filosofia da religião”, acrescenta o comunicado dos Jesuítas em Portugal
O padre João Vila-Chã é o primeiro português a ser distinguido com este prémio.
OC