Igreja: Instituição Teresiana celebra 100 anos de aprovação pontifícia

Associação Internacional Privada de Fiéis foi fundada pelo sacerdote S. Pedro Poveda, em 1911, em Espanha

Coimbra, 05 jun 2024 (Ecclesia) – A Instituição Teresiana (IT) celebra este ano 100 anos de aprovação pontifícia, recebida a 11 de janeiro de 1924 e assinada pelo Papa Pio XI.

Fundada em Espanha, em 1911, a IT nasceu pelas mãos de S. Pedro Poveda Castroverde, “que deu a vida pela fé nos alvores da guerra civil espanhola”, refere a instituição.

No âmbito das comemorações, a Instituição Teresiana assinalou o centenário da aprovação pontifícia e o aniversário da primeira missa do fundador, no dia 21 de abril.

Depois de uma eucaristia, às 11h, e de um almoço convívio, os membros, familiares e amigos da IT assistiram a uma apresentação com vários testemunhos, “fazendo-se memória agradecida das origens da IT, do seu carisma encarnado ao longo destes cem anos”, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Associação Internacional Privada de Fiéis está hoje presente em 30 países de quatro continentes, com especial relevo para Portugal, onde os membros estão presentes desde 1945 em diferentes campos de missão, sendo eles residências universitárias, colégios, docência, formação de formadores, saúde, pastoral e áreas sociais.

O sacerdote Pedro Poveda, que fundou a Instituição Teresiana, teve como grande intuição profética a capacidade de perceber, desde muito cedo, “no início da sua vida sacerdotal (princípio do séc. XX), que a educação é a chave para que cada pessoa, cada comunidade se realize plenamente, reclame os seus direitos de cidadania, a sociedade se regenere e se deem respostas a muitos problemas sociais; numa palavra: se torne mais plenamente humana”.

A 11 de janeiro de 1924, a intuição profética de Pedro Poveda foi acolhida e reconhecida pela Igreja como carisma e aprovada como universal, sendo uma Pia União, pelo Papa Pio XI, pelo Breve Inter frugíferas.

Segundo a IT, “em todas as etapas da vida e missão de Pedro Poveda o carisma que lhe foi inspirado por Deus, e do qual se sentia um simples instrumento, esteve presente de várias formas”, desde o trabalho social em Guadix, em Espanha, até chegar a Madrid.

Foi na capital espanhola que “deu o supremo testemunho da vida, acreditou sempre no crescente papel social da mulher, sonhando que na profissão e outras atividades se pode construir o Reino de Deus na vida quotidiana, como sal que dá sabor”.

“E este é o desafio que as sucessivas gerações de membros são chamadas a concretizar, procurando em cada tempo o modo mais adequado de responder e encarnar o carisma”, assinalou a IT.

A Instituição Teresiana é hoje uma Associação Privada de Fiéis de Direito Pontifício e com Personalidade Jurídica, com diversas associações, nomeadamente a Associação Primária, constituída por mulheres que se dedicam com plena disponibilidade, e em celibato, à missão da IT; e as Associações ACIT formadas por mulheres, homens, casais e jovens, participando da mesma missão, com diferentes modalidades de compromisso.

“Há ainda pessoas que constituem um movimento (MIT), que sente o carisma de S. Pedro Poveda como orientador das suas vidas e presença no mundo e na Igreja”, informa.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top