Lamego: Faleceu monsenhor José Guedes

Lamego, 05 jun 2024 (Ecclesia) – O monsenhor José Guedes da Diocese de Lamego faleceu no dia 04 de junho com 77 anos, tendo lidado “nos últimos tempos com bastantes problemas de saúde”, encontrando-se ultimamente no Lar de Penude.

Monsenhor José Guedes nasceu a 4 de dezembro de 1946, na paróquia e freguesia de Fontelo, no concelho de Armamar e foi batizado na Igreja matriz de Fontelo.

Entrou para o Seminário de Resende em 1958 e frequentou o Seminário de Lamego, vindo a ser ordenado diácono a 22 de agosto de 1971, na Igreja Matriz de Armamar e ordenado presbítero a 8 de dezembro de 1972, na Sé de Lamego, pela imposição das mãos do então Bispo de Lamego, D. António de Castro Xavier Monteiro, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Ainda no decorrer do ano de 1972, foi nomeado pároco de Salzedas, na Zona Pastoral de Tarouca, onde permaneceu como pároco até à nomeação para a Paróquia de Almacave, a 12 de setembro de 1988.

No ano de 1997 recebeu o título de Prelado de Honra (monsenhor) de Sua Santidade. Em 24 de abril de 2005 foi nomeado Cónego Capitular do Cabido de Lamego.

O corpo do monsenhor José Guedes está na igreja da Chagas para o velório.

A missa exequial, presidida pelo Bispo de Lamego, D. António Couto, será celebrada esta quinta-feira, 6 de junho, pelas 10h30, na Sé de Lamego; pelas 15h00, será celebrada Missa de corpo presente na sua terra natal, Igreja Matriz de Fontelo, seguindo para o cemitério para ser sepultado.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top