Nazaré, 01 fev 2020 (Ecclesia) – O auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré (Patriarcado de Lisboa) vai receber hoje um colóquio científico sobre «O culto de Nossa Senhora da Nazaré: perspetiva multidisciplinar».

Este evento é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, numa parceria científica com o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) e o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O culto de Nossa Senhora da Nazaré, “uma das mais antigas devoções marianas portuguesas”, está em foco com “o processo de candidatura das suas práticas e manifestações a Património Cultural Imaterial, Nacional e da Humanidade, promovido pelo Município da Nazaré”, lê-se.

O colóquio pretende abordar “as práticas em torno do culto de Nossa Senhora da Nazaré, a partir do olhar de especialistas provenientes de vários campos disciplinares, de modo a estabelecer um “estado da arte” sobre o tema, bem como a identificar áreas do conhecimento a desenvolver e questões que necessitem de maior investigação”.

A coordenação científica desta jornada de conhecimento é de Pedro Penteado (CEHR – UCP), historiador, responsável pela Direção dos Serviços de Arquivística e Normalização da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e autor de várias obras sobre este culto.

LFS

Partilhar:
Share