Monsenhor Jonas Abib foi recordado no Santuário de Fátima
Fátima, 13 dez 2022 (Ecclesia) – O fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, faleceu aos 85 anos de idade, esta segunda-feira à noite, às 22h14 locais, na sua residência em Cachoeira Paulista, no Estado de São Paulo (Brasil).
Em comunicado, a Comunidade Canção Nova informa que a causa da morte do seu fundador foi “insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora”, recordando que monsenhor Jonas Abib estava em “tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo”, desde maio de 2021.
O velório do sacerdote brasileiro começa esta terça-feira, e decorre até quinta-feira, na Canção Nova de Cachoeira Paulista, um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, no interior do Estado brasileiro de São Paulo.
A Canção Nova destaca que o seu fundador é um dos religiosos que se “destacou na ação evangelizadora da Igreja Católica na América Latina”, utilizando os meios de comunicação social e realizando “grandes eventos de evangelização”.
Monsenhor Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936, é natural de Elias Fausto (SP) e foi ordenado sacerdote em 1964, com o lema “Feito tudo, para todos”.
A Canção Nova, criada no dia 2 de fevereiro de 1978, é uma comunidade de vida e aliança fundada na cidade de Queluz, também em São Paulo, no Brasil, e é composta por “todos os estados de vida”, ou seja, pessoas solteiras, casais, sacerdotes e celibatários.
Monsenhor Jonas Abib fundou esta comunidade a partir do apelo feito na Exortação Apostólica ‘Evangelii Nuntiandi’, sobre a evangelização no mundo contemporâneo, do Papa Paulo VI, em 1975.
A Comunidade Canção Nova também está presente em Portugal, mais concretamente em Fátima, onde tem um canal de televisão católico – a TV Canção Nova Portugal – que transmite, por exemplo, as celebrações do santuário mariano da Cova da Iria.
“Unimo-nos a esta comunidade neste dia de dor e de sofrimento, enviando condolências mas também unimo-nos à oração desta comunidade e sobretudo à sua obra evangelizadora em todo o mundo”, disse o reitor do Santuário de Fátima, esta manhã, na Missa que estava a ser transmitida pelos meios de comunicação social e digital da Canção Nova Portugal.
O padre Carlos Cabecinhas enviou condolências a toda a “comunidade e família” Canção Nova em Portugal e no mundo, na Eucaristia, Basílica da Santíssima Trindade, onde presidiu à peregrinação mensal de dezembro que evoca as seis aparições de Nossa Senhora, informa a sala de imprensa do santuário português.
Com ascendência sírio-libanesa, da parte do pai, e ascendência italiana, pela mãe, Jonas Abib aos 12 anos iniciou os estudos na Congregação Salesiana, depois, Filosofia foi no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia, em Lorena, e Teologia, no Instituto Teológico Salesiano Pio XI, em São Paulo.
O sacerdote pregador, músico, escritor, e articulista foi também vice-presidente da Diretoria Executiva da Fraternidade Católica Internacional, um órgão ligado ao Conselho Pontifício para Leigos (Santa) Sé, e foi um dos membros do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica no Brasil (RCC), lê-se o portal de notícia do Vaticano, ‘Vatican News’.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), D. Walmor Azevedo de Oliveira, salientou que monsenhor Jonas Abib “é uma referência imorredoura de homem de Deus apaixonado por Jesus Cristo”.
“Constituiu pela força de sua fé testemunhada uma rica herança no caminho missionário da Igreja, fonte de inspiração. Em comunhão de preces e amizade, nos unimos aos membros de sua obra, iluminados pela certeza que ouviu de seu Redentor: ‘Servo bom e fiel, entra na alegria de teu Senhor’”, referiu o arcebispo de Belo Horizonte.
CB/OC