Semana da Vida decorre até ao dia 15 de maio
Lisboa, 09 mai 2022 (Ecclesia) – Helena e Luís Pais, casal membro do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, pedem, numa mensagem em vídeo, “caminho em conjunto” na semana da Vida, na alegria e inquietude de “observar, agir e comprometer”.
“Queremos deixar as boas-vindas à semana da vida e um apelo para que juntos façamos caminho nesta semana, como cristãos, temos esta alegria e inquietude de observar, agir e comprometer”, indicam na videomensagem divulgada este domingo.
A Semana da Vida que iniciou este domingo e decorre até 15 de maio tem como tema «A Vida que Acolhemos», tendo como inspiração “a parábola do Bom Samaritano”.
O casal destaca o tema da semana, “que resultou de reflexões em equipa, na observação da realidade que assola” e apontam que ninguém pode ficar indiferente à “guerra ao aborto ou à eutanásia”.
“Todos preservamos a vida, como dádiva, resultado do amor que a gere, como graça mesmo quando toma o sinónimo de dor, angústia, abandono ou infortúnio, importa agir com amor e o amor gera vida”, indicam.
Helena e Luís Pais reforçam que a semana “merece o compromisso da reflexão, de rezar estes temas quentes” e que “falam da negação do amor”.
O tema central «A Vida que acolhemos» é inspirado na parábola do Bom Samaritano como “personagem de acolhimento e, em simultâneo estrangeiro, o que não deixa de ser um pouco desconcertante: é o estrangeiro que é o protagonista do acolhimento e não o inverso”, realça o comunicado.
A temática deste ano alinha-se com o tema do ano passado «A Vida que nos toca, A vida que sempre cuidamos» “num percurso” que os promotores pretendem “prolongar para o próximo ano”.
Cada dia tem o seu tema específico “Os que ainda não nasceram”, “Adoção”, “Os refugiados”, “O que é diferente”, “O que sofre”, “O que cuida” e “Família, lugar de acolhimento”.
A Semana da Vida 2022 começou com uma celebração mariana e encerra com uma eucaristia.
SN