Igreja/Europa: Bispos europeus debatem o «testemunho da fé por meio da caridade»

Reunião de bispos e delegados europeus terá lugar em Trieste, em Itália, entre 4 e 6 de novembro

Lisboa,04 nov 2013 (Ecclesia) – Os bispos do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE) vão reunir-se, entre hoje e quarta-feira em Trieste (Itália) para refletir sobre o “trabalho caritativo da Igreja”, realça um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

“A caridade da Igreja é uma expressão, uma necessidade e uma resposta à fé em Cristo e não uma área separada da vida da comunidade da Igreja confiada apenas a especialistas”, declara monsenhor Duarte da Cunha, secretário-geral da CCEE.

A reunião vai realizar-se na diocese de D. Giampaolo Crepaldi, presidente da CCEE, e pretende desafiar a um “re-despertar no coração da pessoa humana tocado pela caridade da igreja” algo que está muito marcado e assenta “na base da evangelização entendida como testemunho de fé e de caridade”, tal como lembra muitas vezes o Papa Francisco, refere o texto.

Face à atual conjuntura mundial, muitos são os que se dirigem às Igrejas e às suas instituições para pedir ajuda material e espiritual, não sendo o apoio prestado a estas pessoas “mera filantropia ou proselitismo, nem muito menos o fruto de uma comunicação ou estratégia de marketing: em primeiro lugar, decorre da fé”, assinala o comunicado da CCEE.

Este encontro do Conselho de Conferências Episcopais da Europa tem ainda como objetivo “destacar a forma como o bispo, professor na fé, também é chamado para ser um professor na caridade”.

Durante os três dias de reunião em Trieste serão várias as conferências tendo como oradores alguns especialistas universitários e representantes locais além da participação do cardeal Robert Sarah, presidente do Conselho Pontíficio “Cor Unum” e do cardeal Angelo Bagnasco, arcebispo de Génova e vice-presidente da CCEE.

MD/LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top