D. Paul Gallagher encerrou iniciativa «Iter Europaeum»
Cidade do Vaticano, 28 jun 2021 (Ecclesia) – O secretário do Vaticano para as Relações com os Estados encerrou este domingo a iniciativa ‘Iter Europaeum’, que assinalou os 50 anos das relações entre União Europeia e a Santa Sé, com uma Missa no Vaticano.
“Precisamos de comprometer-nos, procurar ser agentes, portadores de coragem em cada passo do caminho, sem acrescentar desânimo e pessimismo, mas revigorando as nossas instituições, esforços, intercâmbios e projetos”, disse D. Paul Gallagher, no Campo Santo Teutónico.
O responsável diplomático da Santa Sé destacou a importância de “abandonar a ideia de uma Europa amedrontada e voltada para si mesma” para despertar e promover uma Europa “protagonista, portadora de ciência, arte, música, valores humanos e fé”.
“Precisamos saber onde estamos, qual é realmente a nossa condição, o nosso ponto de partida e quanto progresso fizemos”, assinalou D. Paul Gallagher.
O portal ‘Vatican News’ informa que o ‘Iter Europaeum’ foi uma iniciativa da delegação da UE em colaboração com as embaixadas dos Estados-membros junto da Santa Sé.
Missas, concertos e visitas guiadas às igrejas e basílicas de Roma, escolhidas pelos países como particularmente indicativas da sua história, fizeram parte do programa que terminou este domingo.
CB/OC